Interior

07/06/2022 18:30

Nível de lagoa 'seca' e jacarés se juntam por água no Pantanal

"Tem muito jacaré para pouca água", disse morador, que observou de forma preocupante a situação dos animais

07/06/2022 às 18:30 | Atualizado 07/06/2022 às 19:39 Vinicius Costa
Jacarés estão a procura de água para a sobrevivência - Repórter Top

O nível de secura de uma lagoa próximo ao Pantanal, na região de Corumbá, preocupam os moradores que notaram uma grande quantidade de jacarés existentes procurando por água e local para continuar sua vida selvagem, embora o período de secas tenha prejudicado esse propósito.

Nas imagens encaminhadas ao TopMídiaNews, o espaço onde os jacarés estão reunidos e tentando sobreviver a escassez das águas fica embaixo de uma ponte e o reduto é conhecido como 'Maria do Jacaré', por conta da história envolvendo a mulher que 'criava' os animais como se fossem filhos.

A trajetória, no entanto, foi interrompida pela sua morte no ano passado e o legado está sendo continuado pelos seus filhos. Porém, agora eles possuem um grande desafio que é encontrar maneiras de mudar esse cenário para dar vida aos jacarés.

O morador que encaminhou as imagens, mostrou a situação bastante delicada. Uma das ideias propostas entre os moradores é pedir para o poder público a liberação para a criação de um poço semi-artesiano para colocar água e tentar evitar as mortes dos animais.

Segundo esse morador, os jacarés estão morrendo aos poucos e "tem muito jacaré para pouca água". Ainda de acordo com a situação descrita, as águas estão ficando azuladas e os animais estão ficando um bem próximo ao outro, porque não há mais água no local.

A ideia proposta entre eles é a criação desse poço de 5 a 10 metros de profundidade para pelo menos ter água.