Polícia

28/05/2022 12:38

PF vai fazer perícia em carro da PRF que virou 'câmara de gás'

Vítima foi abordada em rodovia por agentes e, segundo parentes, tinha transtorno mental.

28/05/2022 às 12:38 | Atualizado 28/05/2022 às 12:49 Rayani Santa Cruz
PRF fez câmara de gás na viatura e matou homem após abordagem - Reprodução vídeo

A Polícia Federal vai periciar o carro de uma equipe da PRF (Polícia Rodoviária Federal), após um homem negro ser morto por asfixia. Denúncias constam que ele foi trancado no porta-malas da viatura. A vítima não resistiu ao aspirar um gás lançado pelos policiais em Umbaúba, no sul de Sergipe, na tarde de quarta-feira (25).

Segundo informações do site Rede Brasil Atual, Genivaldo de Jesus Santos, de 38 anos, havia sido abordado, imobilizado e colocado no interior da viatura. Segundo testemunhas, os agentes lançaram um gás sobre a vítima, e a trancaram no porta-malas. A PRF alega que ele teria resistido à abordagem e precisou ser contido com uso de armas não letais. A ação causou revolta nas redes, com postagens comparando a viatura a uma câmara de gás nazista.

O laudo do Instituto Médico Legal (IML) do estado apontou como causa da morte asfixia mecânica e insuficiência respiratória aguda. O resultado da análise foi confirmado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) na manhã desta quinta (26).

Conforme testemunhas e imagens divulgadas em redes sociais, o motociclista obedeceu a ordem, colocou as mãos sobre a cabeça e foi revistado. Quando os policiais o questionaram sobre cartelas de comprimidos encontrados em seu bolso, ele esboçou uma reação. Os policiais então usaram spray de pimenta para derrubá-lo e imobilizá-lo. Um dos agentes chegou a colocar o joelho em seu pescoço. Em seguida, os policiais amarraram a vítima e a colocaram no porta-malas do camburão.

Genivaldo já estava no compartimento,quando os PRF's lançaram um tipo de gás contra o homem. E como as pernas haviam ficado para fora, os policiais forçaram as portas traseiras da viatura e fecharam.

Segundo familiares, Genivaldo sofria de esquizofrenia e há 20 anos tomava medicamentos controlados. 

A PF está com a responsabilidade de investigar o caso. 

Veja o vídeo: