Saúde

há 2 anos

Argentina investiga primeiro caso suspeito de varíola dos macacos

Segundo Ministério da Saúde do país, o paciente encontra-se bem, isolado e está recebendo tratamento

23/05/2022 às 12:31 | Atualizado 23/05/2022 às 11:57 Rayani Santa Cruz
Caso colocou autoridades de saúde da Argentina em alerta - Roger Harris/Science Photo Library/Getty Images

O Ministério da Saúde da Argentina confirmou na tarde de domingo (22) o primeiro caso suspeito de varíola dos macacos no país. As informações são da CNN Brasil.

Conforme o site, autoridades sanitárias do país disseram que trata-se de um morador da província de Buenos Aires, que compareceu a um centro de saúde com sintomas compatíveis aos da doença, apresentando feridas em diferentes partes do corpo e febre.

Atualmente, o paciente encontra-se bem de saúde, isolado e recebendo tratamento. Além disso, ele tem um histórico de viagem à Espanha, país onde esteve de 28 de abril a 16 de maio.

As autoridades argentinas indicaram que “para realizar o acompanhamento e investigação, foram colhidas amostras para diagnóstico etiológico, que estão sendo analisadas no Laboratório Nacional de Referência”.

Ainda segundo a CNN, enquanto aguarda os resultados, o Ministério da Saúde argentino formou “um grupo de trabalho para coordenar as ações clínicas, diagnósticas e epidemiológicas a fim de confirmar ou descartar o caso, prestar atendimento clínico adequado e implementar todas as medidas de controle do surto para prevenir possível transmissão”.