16/05/2022 14:48
Frio promete ser mais severo e Campo Grande pode ter geada na quarta-feira
Cidades da região sul de MS também presenciarão geadas no decorrer da semana. Frente fria atuará de maneira intensa, quebrando novos recordes
Antes mesmo de chegar definitivamente em Mato Grosso do Sul, a onda de frio que rodeia o estado já é considerada a mais severa deste ano pela forma como deve derrubar as temperaturas minímas e máximas, principalmente em Campo Grande, que deve ter 5°C e até geada na quarta-feira (18).
O frio deve perdurar por toda a semana, por conta do intenso resfriamento que atinge várias áreas do Brasil, e também da atuação de uma massa de ar frio de origem polar.
O Climatempo explica que o frio será especialmente intenso em estados como São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás, sul de Minas Gerais e o Triângulo Mineiro, podendo todos eles registrarem geada até o fim desta semana.
Campo Grande e algumas cidades do sul deverão marcar mínimas entre 0°C e 5°C. Ainda há a expectativa de quebra de recordes nos próximos dias, começando na madrugada desta terça-feira (17), onde finalmente a frente fria atuará com força severa.
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), por exemplo, emitiu um alerta sobre a onda de frio e Mato Grosso do Sul está inserido totalmente no comunicado, classificado como 'perigoso', trazendo riscos a saúde.
Nesta segunda, a queda da temperatura é muita acentuada, mas ainda não será suficiente para ocasionar a geada. No entanto, é na quarta que o ar seco e frio poderão formar geadas em algumas cidades, como Campo Grande, Ponta Porã, Dourados, Amambai e Iguatemi.
De acordo com o agrometeorologista da Climatempo, Celso Oliveira, várias culturas ficam vulneráveis com os eventos de geada previstos para esta semana.
“De uma forma geral, milho safrinha, cana-de-açúcar, laranja, café e pastagens vão sentir o efeito da geada e das temperaturas muito baixas. O efeito mais danoso será sobre os hortifrútis".