Política

04/11/2013 09:40

Futuro de Bernal será definido esta semana, na Câmara Municipal

Cassação

04/11/2013 às 09:40 | Atualizado Juliene Katayama
Foto: Geovanni Gomes

O futuro do prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), será dicidido nesta terça-feira (05), às 16h, a Comissão Processante decidirá se aceita a defesa do Chefe do Executivo e arquiva a investigação ou dá prosseguimento ao processo.

Bernal é investigado por atraso de pagamentos a empresas prestadoras de serviço, irregularidades em contratos emergenciais e processos licitatórios. O objeto para abertura da Comissão Processante foi o relatório final da CPI da Inadimplência que destaca três empresas: Salute - responsável pelo fornemcimento de merenda escolar -, Mega Serv - contratada para fazer a limpeza nos postos de saúde sem processo licitatório -, Já Gás - que forneceu botijões de gás à administração municipal mesmo tendo perdido a licitação.

A defesa apresentada pelo prefeito na última quinta-feira (31) está nas mãos do relator, vereador Flávio César (PTdoB), que dará seu parecer. Além do relator, a comissão integrada pelo presidente Edil Albuquerque (PMDB) e o vereador Alceu Bueno (PSL) votarão o parecer de de Flávio.

Se o relator aceitar a defesa de Bernal e votar pelo arquivamento da investigação contra o prefeito, e os integrantes acompanharem seu parecer, a decisão será passada para o plenário. Caso contrário, o processo prossegue sem necessitar da votaçãos da Câmara. 

A tendência é de que os integrantes da comissão sigam o parecer do relator uma vez que ele teve acompanhamento de técnicos para a conclusão do relatório.

Processo - Se o processo for adiante, o prefeito terá direito a ampla defesa e as dez testemunhas escolhidas por ele serão ouvidas. Segundo informações, Bernal selecionou alguns secretários e os empresário já ouvidos pela CPI da Inadimplência. 

A previsão para a conclusão dos trabalhos da Processante é para o dia 15 de dezembro, antes do prazo de 90 dias. O relator deve apresentar amanhã para 

(Atualizada às 11h58 para acréscimo de informação)