03/05/2022 12:01
Servidores do Detran/MS são presos por vender veículos e peças apreendidas 'por fora'
Acusados realizavam vendas e transferência ilegal de veículos, bem como de peças automotivas que estavam no Pátio do órgão
A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta terça-feira (3), em Nova Alvorada do Sul, distante 117 quilômetros de Campo Grande, uma Operação que visou cumprir mandados de prisão de servidores do Detran do município.
Conforme informações passadas pela Polícia, foram cumpridos quatro mandados de prisão preventiva e bloqueios de contas judiciais, dos suspeitos que atuavam em esquema de venda e transferência ilegal de veículos e peças que estavam apreendidos no pátio do órgão estadual.
O grupo criminoso era composto pelos servidores e por terceiros, que realizavam o esquema mediante pagamento de propina, sem necessitar recolher os débitos administrativos existentes que deveriam ser pagos ao Estado.
Quando o envolvido não pagava a propina, o automóvel era depenado e tinha todas as peças retiradas para serem comercializadas no mercado clandestino.
Inclusive, alguns veículos eram vendidos e transferidos para terceiros mediante inserção de dados falsos. Para justificar o sumiço das peças, os servidores registravam falsos boletins de ocorrência noticiando furtos.
Através da quebra do sigilo bancário, descobriu-se a movimentação de cerca de R$ 220 mil. Os suspeitos foram indiciados pela prática de corrupção passiva e ativa, associação criminosa, peculato, inserção de dados falsos em sistema informático e fraude processual.
A operação foi denominada "Brutus" em referência a Marcus Junius Brutus, filho do imperador romano Júlio César, o qual, ao ser encurralado por seus conspiradores, percebeu que entre eles estava seu filho Brutus, emitindo a célebre frase “Até tu, Brutus?”.