08/04/2022 10:58
Policial Militar salva bebê engasgado no União (vídeo)
João Miguel engasgou após ser amamentado
O pequeno João Miguel, de 10 dias, foi salvo por um soldado do Pelotão União, da 10ª Companhia Independente da Polícia Militar, após ficar alguns minutos engasgado no bairro União, em Campo Grande.
Segundo o avô da criança, Michel Ferreira dos Santos, a família ficou desesperada ao ver a criança roxa.
“Passamos muito susto, ele estava todo molinho, roxo. Deus tocou no meu coração, vim parar aqui na unidade do União. O Soldado Serafim e Tenente Max foram heróis. Eles encaminharam a gente de viatura para UPA Leblon depois que conseguiram reanimar o bebê. Minha filha e meu genro são marinheiros de primeira viagem. Minha filha colocou ele para arrotar e dormir. Ela foi olhar o bebê e ele estava roxo. Eu tentei fazer o procedimento, mas não consegui. Coloquei ele no carro e pedi ajuda no posto União”, conta Michel.
O soldado Serafim afirma que, assim que tomou conhecimento de que o pequeno não estava respirando, iniciou as manobras.
“Foi ação muito rápida, se não fosse assim, João Miguel estaria morto. Me recordo que estávamos no pelotão, quando seu Michel encostou o carro. Eles desceram pedindo ajuda, eu de imediato perguntei o que estava acontecendo. A mãe falou que ele estava engasgado. Quando vi o bebê, muito pequenininho. Fiz manobras, tive sucesso, é um procedimento difícil e delicado. Ele estava com corpo todo mole, o que dificulta manobra, e ele voltou nos meus braços. Colocamos ele na viatura, fomos bem rápido para unidade de saúde e conseguimos chegar a tempo”, disse o soldado.
De acordo com o militar, a médica que atendeu a criança na unidade de saúde disse que se não fosse a ação rápida, a criança não teria resistido.
“A médica disse que, sem os procedimentos, ele teria morrido. Já tinha dez a quinze minutos engasgado e isso para um bebê é praticamente fatal”, disse Serafim.