Geral

18/03/2022 15:51

PF pede e Alexandre de Moraes bloqueia Telegram em todo o Brasil

Nesta quinta-feira, comando da Polícia Federal trocou chefia de setor

18/03/2022 às 15:51 | Atualizado 18/03/2022 às 15:45 Thiago de Souza
Alexandre de Moraes atendeu pedido da PF - Adriano Machado - Reuters

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, determinou o bloqueio total do aplicativo de mensagens, Telegram, em todo território nacional. 

A decisão atendeu pedido da Polícia Federal, que alegou que a plataforma não fornece dados de investigados às autoridades brasileiras, não excluiu perfis notoriamente suspeitos e por isso se torna terreno livre para o cometimento de ilegalidades. 

Segundo o G1, Moraes estabeleceu ainda uma multa diária de R$ 100 mil caso as empresas não bloqueiem o Telegram no país.

Moraes justificou a medida, ao alegar que a empresa, que não tem representação no Brasil, descumpriu diversas decisões judiciais. 

“O desrespeito à legislação brasileira e o reiterado descumprimento de inúmeras decisões judiciais pelo Telegram, – empresa que opera no território brasileiro, sem indicar seu representante – inclusive emanadas do Supremo Tribunal Federal – é circunstância completamente incompatível com a ordem constitucional vigente, além de contrariar expressamente dispositivo legal”, escreveu o ministro. 

PF

O pedido de bloqueio veio da PF. Nesta quinta-feira, Bolsonaro trocou a chefia vários setores da corporação.