16/03/2022 14:43
Eleitores precisam se atentar a prazo para regularização mirando eleição em outubro
A situação dos eleitores pode ser resolvida até o dia 4 de maio e o voto é obrigatório e facultativo
O TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) está de portas abertas para orientar os cidadãos sul-mato-grossenses para a regularização da situação dos eleitores que tenham pendências e podem acabar não votando nas eleições de outubro deste ano.
O pleito acontece nos dias 2 e 30 de outubro - este último, caso haja a necessidade de segundo turno. Na oportunidade, os cargos são para presidente, governador, senador, deputado federal e estadual.
Como adiantou o TRE-MS, na próxima disputa, Mato Grosso do Sul deve ter 8 novos candidatos para deputado federal e 24 para deputado estadual.
A situação dos eleitores pode ser resolvida até o dia 4 de maio. Nesse caso, só poderão votar os eleitores que estiverem regularmente inscritos no sistema.
Ademais, a situação do eleitor pode ser consultada no site do Tribunal (tre-ms.jus.br) em “Serviço ao eleitor”, clicando na aba “Situação eleitoral”.
Como é sabido, no Brasil, tanto o alistamento eleitoral como o voto são obrigatórios, para todos os brasileiros maiores de 18 anos; e facultativos, para os analfabetos, para os maiores de 70 anos e para os maiores de 16 e menores de 18 anos.
Entretanto, com 15 anos é possível alistar-se, porém somente poderá votar se no dia do pleito já possuir 16 anos.