Campo Grande

07/03/2022 15:00

Saída de aula tem tumulto com criança perdida em escola de Campo Grande

Por conta do número de alunos, um menino de 4 anos acabou saindo sem supervisão, mas foi resgatado na frente da escola

07/03/2022 às 15:00 | Atualizado 08/03/2022 às 08:59 Antonio Bispo
Saída dos alunos estava misturada entre os pequenos e os maiores - Ilustrativa - Wesley Ortiz - Arquivo TopMídiaNews

Mãe de uma aluna do pré, da escola municipal Abel Freire Aragão, denunciou o tumulto durante a saída dos alunos no primeiro dia de aula. Crianças pequenas saíram sem autorização e supervisão de um adulto do colégio localizado no bairro Pioneiros, em Campo Grande

De acordo com a mulher, que preferiu não se identificar, as crianças começaram a sair às 11h, pelo portão principal. Entretanto, às 11h10, os alunos maiores também começaram a sair e, como estes não precisam de autorização ou acompanhamento, acabou gerando um tumulto para as inspetoras que controlavam a saída dos menores.

Um menino de 4 anos saiu da escola sozinho, mas foi resgatado por um pai que aguardava no lado de fora e devolvido às inspetoras.

Para a mãe, o descuido poderia ter desencadeado uma tragédia, caso o menino seguisse sozinho pelas ruas do bairro.

"Não  culpo as monitoras. Vi a luta que elas tiveram naquele momento  para cuidar dos pequenos, mas foi impossível, pois eram bastantes alunos e ficaram todos juntos, não  tinha como controlar. A falha foi da direção de ter colocado para saíram todos pelo mesmo portão", desabafou.

Entretanto, após o episódio, a saída dos alunos nesta segunda-feira (7) aconteceu em portões separados, como pedido pelos pais. "Acho que não deveria ser assim nenhum dia, pois poderia ser uma falha irreparável", finalizou.

Prefeitura orienta

Em nota, a Secretaria Municipal de Educação - Semed informou que o horário de abertura dos portões das unidades escolares é às 6h45, para os alunos do matutino, seguindo a mesma orientação para o período vespertino, que deve liberar a entrada 15 minutos antes do início das aulas.

"Cada unidade escolar organiza o horário de entrada e saída conforme sua especificidade, levando em consideração se existe necessidade de escalonamentos. No horário de entrada e de saída de todas as unidades as equipes são destinadas para coordenar fluxo de alunos, encaminhando diretamente para a sala de aula na entrada, onde já se encontra um professor aguardando pelos mesmos", explicou.

Quanto à saída, é orientado que aconteça em lugares diferentes dos demais, sendo preciso chamada individual conforme a chegada dos pais.

"A orientação dada às unidades escolares é para que adotem medidas de rígido controle e acompanhamento para que nenhum aluno saia desacompanhado da escola. Se mesmo assim ocorrer de uma criança escapar, imediatamente é acionada a Guarda Municipal que juntamente com a equipe da escola saem em busca da criança evadida, até que a mesma seja encontrada e entregue aos pais/responsáveis".

Por fim, a Semed explica que há muitos casos onde os pais estão deixando os filhos na porta das escolas, desacompanhados, muito antes das aberturas dos portões, principalmente no período matutino.

"As crianças ficam sozinhas e desacompanhadas até a abertura dos portões, o mesmo tem ocorrido no período vespertino, os pais deixam os filhos na calçada, no sol quente. É importante ressaltar que os servidores também têm direito ao horário do almoço e a abertura dos portões das escolas é feita no horário já estabelecido", finalizou.