23/02/2022 17:14
Em dia de tensão, sindicato cobra melhorias e para obra da Suzano em Ribas (vídeo)
Empresa de celulose diz que responsabilidade é da empreiteira
Sindicalistas e funcionários promoveram, nesta quarta-feira (23), o 2º dia de paralisação nas obras da Suzano Celulose, em Ribas do Rio Pardo. Trabalhadores denunciam más condições de trabalho e cobram aumento no vale-alimentação.
Um vídeo divulgado nas redes sociais, mostra uma liderança negociando com representantes da Tucumann Construtora e Empreendimentos, contratada para fazer a obra da Suzano Celulose na cidade. São cerca de 1,2 mil trabalhadores em uma obra de dimensões gigantescas.
Conforme uma liderança fala no vídeo, um dos pedidos mais urgentes é pelo aumento do vale-alimentação. O funcionário diz que, em Curitiba (PR), a empreiteira paga quase R$ 600 para os trabalhadores, enquanto que em Ribas, o valor não passa de R$ 200.
‘’O Brasil é só um, por quê esta desigualdade?’’, questionou o sindicalista, ao lado de um representante da Suzano.
Na gravação, o homem diz que se houver o aumento no benefício e a empresa não descontar horas da folga de baixada, eles retornam aos trabalhos. Houve pedidos também de melhorias do alojamento, água e comida.
A Suzano Celulose teria informado que a responsabilidade pela lida com os operários é da Tucumann. O Ministério Público do Trabalho informou que já foi acionado para acompanhar a situação.
Por precaução, a Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal foram acionados e acompanharam a situação à distância.
O espaço está aberto para manifestação da empreiteira Tucumann.