05/02/2022 14:08
Deputados querem Elza Soares e Olavo de Carvalho no livro Heróis da Pátria
O livro dos “Heróis da Pátria”, também conhecido como “livro de aço”, fica exposto no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves
Deputados federais protocolaram, nesta semana, na Câmara, uma série de projetos de lei para incluir dois nomes bastante antagônicos no livro dos “Heróis da Pátria”: a cantora Elza Soares e o escritor Olavo de Carvalho, considerado o guru do bolsonarismo. Ambos morreram em janeiro deste ano.
As informações são do Metrópoles.
Falecido no dia 24, Olavo conta com uma força tarefa empenhada em colocá-lo ao lado de nomes como Tiradentes e Marechal Deodoro da Fonseca. Até o momento, já foram ao menos três projetos pedindo sua inclusão no panteão de heróis da Pátria. Todos assinados por parlamentares bolsonaristas.
Já a iniciativa para que Elza Soares, uma das mais importantes vozes da música brasileira e que costumava fazer críticas a Jair Bolsonaro, seja considerada uma heroína da Pátria foi apresentada pela deputada federal Talíria Petrone (PSOL-RJ).
A cantora faleceu em 20 de janeiro.Para que os nomes sejam, de fato, incluídos na publicação, os projetos de lei apresentados precisam ser aprovados nos plenários da Câmara dos Deputados e do Senado por maioria simples dos presentes no dia da votação. Depois disso, ainda precisarão ser sancionados pelo presidente da República.
O livro
O livro dos “Heróis da Pátria”, também conhecido como “livro de aço”, fica exposto no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Ele atualmente tem em suas páginas o nome de 50 heróis e heroínas.