03/02/2022 11:32
Morre Tilden Santiago, um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores
Vítima estava internada em decorrência da Covid-19
O ex-deputado federal e um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores, Tilden Santiago, morreu nessa quarta-feira (02), aos 81 anos, vítima da Covid-19.
De acordo com o site UOL, em nota, a atual presidente do partido, Gleisi Hoffmann, lamentou a morte do colega, lembrando da longa e diversa trajetória de Tilden no mundo da política.
"Foi padre-operário, administrador, filósofo, professor, jornalista, deputado federal e militante da causa ambiental", diz a nota. "Tilden deixa uma grande contribuição para as lutas do povo brasileiro, a quem dedicou sua luta e sua vida".
Santiago nasceu em Nova Era (MG), e participou da fundação do PT, no qual exerceu três mandatos na Câmara dos Deputados. Além disso, foi um dos fundadores da Central Única dos Trabalhadores - CUT, além de ter atuado como embaixador em Cuba, no primeiro mandado do ex-presidente Lula.
Apesar da ligação de 28 anos com o PT, em 2007 o ex-embaixador aceitou convite do então governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), para ser assessor para assuntos ambientais da Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais). A decisão custou uma suspensão partidária, ameaça de expulsão e, no ano seguinte, a desfiliação.
"Depois de quatro anos de diplomacia, não vivo mais a luta interna. Meu gosto é pelo pluripartidarismo e pelo ecumenismo", disse ele na ocasião.
Após se desfiliar do PT, filiou-se ao PSB, ao PSOL e, desde dezembro, fazia parte do Cidadania.