Campo Grande

27/01/2022 15:58

Vítima de capotamento, paciente passa por cirurgia na Santa Casa e ganha 'nova vida'

Paciente sentia fortes dores na coluna e nas pernas e após procedimento cirúrgico; retirada de fragmento possibilitou uma nova vida

27/01/2022 às 15:58 | Atualizado 27/01/2022 às 15:55 Vinicius Costa
Santa Casa

Paciente, que não teve a identidade revelada, passou por uma cirurgia minimamente invasiva na Santa Casa de Campo Grande, após ter capotado o veículo em que estava diante de um acidente envolvendo uma anta, na BR-262, em Corumbá.

O acidente aconteceu no dia 11 de janeiro, mas em decorrência de fortes dores na coluna e também nas pernas, que o impossibilitavam de andar, ele foi transferido da cidade pantaneira para a capital sul-mato-grossense.

No diagnóstico feito pelo Serviço de Neurocirurgia, ficou constatada existir uma hérnia traumática lombar com extensa extrusão do conteúdo interno do disco para dentro do canal lombar, causando compressão de todas as raízes nervosas lombares.

“Esse caso foi raro, no geral, quando em um acidente há forças de compressão na coluna, o que geralmente acontece é a fratura da vértebra. Porém, neste, as vértebras permaneceram intactas e houve explosão do disco intervertebral com saída do conteúdo interno em direção às raízes nervosas lombares que não permitia a locomoção dele”, comentou o Dr. Wolnei Zeviani.

Para acessar o local, os médicos fizeram um corte de 1cm e com a ajuda de uma câmera, conseguiram retirar o fragmento herniado, descomprimindo as raízes lombares.

Após todo o procedimento cirúrgico, o paciente ganhou alta nesta quarta-feira (26) sem dor ou qualquer sequela causada pelo acidente. Ele manterá o acompanhamento ambulatorial pelo Serviço de Neurocirurgia.

Segundo a Santa Casa, no ano passado, o hospital recebeu pelo menos 58 pessoas que sofreram algum tipo de acidente envolvendo animais em rodovias.