27/01/2022 08:44
Córrego das Antas é atingido por lama e águas cristalinas desaparecem
Moradores temem que a degradação seja causada por desmatamento ligado a atividade agropecuária
As águas cristalinas do Córrego das Antas, em Piraputanga, distrito de Aquidauana-MS desapareceram em meio a lama. O barro avança junto com a preocupação de moradores, que temem que a causa seja desmatamento ligado à atividade agropecuária.
Conforme o site O Pantaneiro, moradores da região começaram a perceber a água ficando turva em dezembro de 2021, inicialmente uma lama fina que foi se transformando até tomar conta de todo o córrego.
Segundo um empresário da região, Jorcelino Rosa da Cunha, 53 anos, em outros períodos chuvosos, a água ficava turva, mas o córrego logo voltava a ser cristalino.
“Há uma lenda que em cima da serra [Serra de Maracaju] foi preparada uma grande área para cultivo de soja ou para plantação de eucalipto”, disse.
Segundo o empresário, o Instituto Estrada Parque avalia fazer levantamento com drone, porque a área é de difícil acesso, além de ficar numa propriedade particular.
O morador lidera campanha de coleta de assinaturas cobrando resolução para o turvamento do Córrego das Antas. E já tem apoio de muita gente da comunidade.
Jorcelino emplacou a campanha também nas redes sociais com a tag #salvemocorregodasantas.