05/01/2022 14:02
Chuvarada pode retornar com força e ventos de até 100 km/h em MS
Instabilidade no tempo está sendo provocada por uma série de fatores e Campo Grande está na lista da chuva
Diversas regiões de Mato Grosso do Sul podem voltar a ter chuvas intensas nesta quarta-feira (5), pelo menos é o que diz a meteorologia.
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), por exemplo, anunciou que existe dois alertas para chuvas intensas em diferentes níveis para as regiões do pantanal, leste, sudoeste e centro-norte.
Um deles informa que a possibilidade de tempestade pode ter um acumulo de 100 milímetros de chuvas ao final do dia, além dos ventos de até 100 km/h e riscos de alagamentos e destruição em vias e árvores da cidade.
Para esse alerta considerado de 'perigo', o Inmet colocou 30 cidades em alerta, todas da região norte, leste e pantanal, entre elas, cidades como Corumbá, Coxim, Miranda, Porto Murtinho e Três Lagoas.
Por outro lado, há o segundo alerta sobre chuva intensa em mais 20 cidades, entre elas Campo Grande. Nele, a meteorologia acredita que o acumulado da chuva pode ficar em 50 milímetros até o final do dia, mas os ventos ficam acima da média com rajadas de até 60 km/h.
Existe também o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores e alagamentos.
A instabilidade no tempo é provocada por uma formação de sistema de baixa pressão no Paraguai, avanço de uma frente fria oceânica em conjunto com o alinhamento a convergência da umidade, segundo o Cemtec-MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima).