Polícia

21/12/2021 19:00

‘Justiceiro’ ameaça matar cachorros no Monte Líbano

Bilhetes com ameaças foram distribuídos no bairro, em Campo Grande

21/12/2021 às 19:00 | Atualizado 21/12/2021 às 19:17 Diana Christie
Carta recebida por moradores com ameaça - Repórter Top

Uma pessoa que se autointitula ‘justiceiro da orde [sic]’ está ameaçando os cachorros do bairro Monte Líbano, em Campo Grande.

Bilhetes com as ameaças foram colocados nas caixas de correios de várias casas. Um deles, enviado ao TopMídiaNews, estava na Rua Severino Ramos de Queiroz nesta terça-feira (21).

No texto, cheio de erros de ortografia, o criminoso manda recado “aos moradores e forasteiros”. “Favor cuidar melhor dos seus cachorros, pois os mesmos latem o dia inteiro, e noite. Perturbando quarteirões inteiros, sujando, calçadas com merda, mijando nos portões das residências, etc”.

Segundo o ‘justiceiro’, “o aviso tem sido uma pedrada”, lançada por um drone. “Se não resolver, meu drone vai usar o dardo fatal. Ninguém aguenta mais essa proliferação de cachorros neste bairro. Tome vergonha na cara e cuide destas pragas se não vou matar um por um”, continua.

O recado finaliza com indireta especial aos novos moradores da região. “O aviso foi dado. Principalmente para moradores novos que chegam no bairro e não respeitam os antigos moradores, e nem seus costumes, tradições, paz, sossego e paz que o bairro tem. Com meu drone já mapeei todas as ruas, sei onde tem e quantos cachorros tem”.

Crime de maus-tratos

A Lei 1.095/2019 prevê que a prática de abuso e maus-tratos a animais será punida com pena de reclusão de dois a cinco anos, além de multa e a proibição de guarda.

A legislação abrange animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, incluindo, aí, cães e gatos, que acabam sendo os animais domésticos mais comuns e as principais vítimas desse tipo de crime.

A reportagem acionou a Decat (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista) para que o caso seja investigado.