Política

08/12/2021 15:44

Aliado do PT, Renan Calheiros 'dá balão' em pré-candidatura de Simone à presidência

Senador por Alagoas é um dos principais caciques do MDB

08/12/2021 às 15:44 | Atualizado 08/12/2021 às 15:34 Thiago de Souza
Renan não prestigiou candidatura de Simone - Roberto Castello - Flickr

Renan Calheiros não esteve no lançamento da pré-candidatura da senadora Simone Tebet, do MDB, à presidência da República. O evento ocorreu nesta quarta-feira (8), em um hotel de Brasília. 

O alagoano Calheiros é um dos principais caciques do MDB. O filho dele, Renan Filho, governador de Alagoas, também não deu as caras. Outros políticos que não estiveram presencialmente, enviaram vídeos comentando a pré-candidatura. Mas nem isso os Calheiros fizeram. 

Desafeto

Renan e Simone têm diversos episódios de atritos. Na eleição para a presidência do Senado, em 2019, diz o Metrópoles, Calheiros ofendeu o falecido pai de Simone, Ramez Tebet, pelas redes sociais, sugerindo que ele teve uma amante jornalista. 

Simone articulou e até chegou a se lançar candidata ao comando do Senado, para evitar a volta de Renan ao poder na Casa. Além disso, na reta final da disputa, apoiou David Alcolumbre, que ganhou a eleição. 

Outro fato a ser discutido é a antiga aliança que Renan Calheiros tem com o PT. Foi ele que evitou que Dilma Rousseff perdesse os direitos políticos ao sofrer impeachment, medida que contraria a Constituição. 

Neste momento, o senador alagoano defende a união do MDB com o PT de Lula.