30/11/2021 11:19
Bolsonaro oficializa filiação no PL
A filiação consolida a aliança do chefe do Executivo com o Centrão
O presidente Jair Bolsonaro se filiou ao PL (Partido Liberal), nesta terça-feira (30), em cerimônia em Brasília. A filiação consolida o "casamento" dele com o centrão, espectro político conhecido por se aliar ao poder.
Visando as eleições em 2022, Bolsonaro fortalece a aliança com a ala do centrão, já que o governo já estava aliado com as legendas de centro, sendo hoje sua base no Congresso Nacional.
Conforme o R7, o vínculo com a sigla também antecipa a disputa política do próximo ano, quando Bolsonaro tentará a reeleição.
"Seja bem-vindo ao PL. Seja bem-vindo a 2022", disse o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, em discurso.
Antes de falar, Bolsonaro pediu que o deputado Marcos Feliciano fizesse uma oração. O mandatário discursou dizendo que o evento marca uma passagem para que possa pleitear algo na frente.
"Estou me sentindo em casa, dentro do Congresso Nacional, tendo em vista a quantidade de parlamentares. Lembrando das lutas e momentos de embate que vivemos juntos pelo nosso país", afirmou.
Bolsonaro passou 28 anos como deputado federal antes de se eleger presidente. Por um período, ele foi filiado ao PP (Partido Progressista), sigla que também faz parte do Centrão. Ao deixar a legenda, e depois se candidatar à Presidência, adotou o discurso de crítica ao bloco, mas voltou atrás e firmou parceira com o centrão.