29/11/2021 13:46
Reclamações na Black Friday tiveram aumento de 27% diz Procon
Alguns produtos tiveram aumentos em dia que deveria ser de desconto
Reclamações na Blacko Friday tiveram aumento de 27%, segundo o Procon-MS. O período é conhecido pelos descontos em produtos, mas foram registradas 117 ocorrências de desrespeito aos consumidores. Em 2020 o total de denuncias chegou a 92 registros.
O Procon-MS informou também que levou também em consideração a grande quantidade de problemas em relação às compras virtuais. Nesse item o Mercado Pago se destacou com sete ocorrências no ano passado e 16 este ano, seguido da Decolar.com, cujos registros chegaram a 15 no ano passado e a nove este ano.
Outros fornecedores também praticaram irregularidades nas vendas virtuais. Entre estes a 1,2,3 Viagens e Turismo Ltda, Via Varejo, Mercado Livre que juntas somaram 25 reclamações em 2020 enquanto no ano em curso foram 29 casos. Em se tratando de negociações presenciais a Magazine Luiza teve 43 ocorrências no mês e superou todas as outras lojas, seguida pelas Casas Bahia com 34.
A lista contem, também, as Lojas Americanas, Carrefour, Extra e Pernambucanas. Ressalte-se que esses números não se relacionam especificamente à data tida como Black Friday e sim às “promoções” que deveriam ser praticadas tendo o evento como alvo principal.