há 3 anos
TJ obriga vereador a excluir vídeo com ofensas a Reinaldo Azambuja
Na gravação, Tiago Vargas xingava o governador por causa de blitz da PM
Tribunal de Justiça de MS decidiu que o vereador Tiago Vargas, do PSD, retire vídeo com xingamentos contra o governador, Reinaldo Azambuja, PSDB, das redes sociais. Na gravação, o parlamentar criticou Azambuja por blitz de trânsito da PM no período da manhã.
A decisão, tornada pública nesta terça-feira (16), é de caráter liminar. O vereador teve vitória na avaliação do juiz de primeira instância, que negou pedido da defesa de Reinaldo em excluir a gravação.
Tiago Vargas disse que foi informado pelos advogados da decisão e que vai aguardar o acórdão com os detalhes dos votos dos magistrados. Ele observou que o desembargador-relator da ação negou o pedido do governador e os outros dois magistrados foram a favor de Reinaldo.
A questão central do processo é se Vargas está protegido pela imunidade parlamentar, que lhe isenta de responsabilização por opiniões, palavras e votos proferidos, em razão de ser vereador.
O mérito da ação, movida pelo governador, não foi julgado e, assim que esgotarem os recursos no TJ, seguirá os trâmites normais na primeira instância, que corre na 3ª Vara Criminal de Campo Grande.
Vargas, no entanto, disse que não vai se calar diante daquilo que considerar errado em relação aos acontecimentos políticos.
Polêmica
Em 2 de julho deste ano, Tiago Vargas presenciou uma blitz da Polícia Militar, por volta das 9h43. O parlamentar gravou o vídeo, na frente de um furgão da Polícia de Trânsito, para denunciar a imoralidade. Ele achou absurdo o governador ‘’botar’’ a PM para ‘’prejudicar’’ o trabalhador e que, na condição de ex-policial, sabe que ‘’vagabundo’’ só trafega de noite.
No vídeo, Vargas disparou contra Reinaldo.
‘’... você não tem vergonha na cara... Você é um dos maiores corruptos de Mato Grosso do Sul, você deveria estar preso, entendeu... blitz que prejudica nosso trabalhador... um dos piores bandidos do estado é você, você deveria estar preso, seu corrupto, seu canalha, e não mandando a nossa polícia fazer blitz aqui na cidade de Campo Grande às nove horas da manhã’’, diz trecho da gravação.