Campo Grande

há 3 anos

Advogados repudiam Mansour por exclusão 'eleitoreira' de grupos da OAB/MS

Os profissionais apoiam Rachel Magrini e não o candidato do presidente, Bito Pereira

16/11/2021 às 19:16 | Atualizado 17/11/2021 às 07:25 Thiago de Souza
Mansour é denunciado por retaliar advogados - Gerson Walber

Cerca de 40 advogados, que ocupam cargos na atual gestão da OAB/MS, foram excluídos pelo presidente da Ordem, Mansour Karmouche, de grupos no WhatsApp. Os denunciantes alegam retaliação por eles não apoiarem o candidato à presidência, Bito Pereira. 

Conforme a denúncia, a exclusão dos profissionais se deu na madrugada do dia 16. Os grupos são ‘’Gestão OAB/MS 2019/2021’’, ‘’Presidentes Gestão 2019/2021’’; ‘’Conselheiros Gestão 2019/2021’’ e ‘’Diretoria 2019/2021’’. 

Os advogados destacam que se sentiram constrangidos, já que a exposição foi pública e por motivos eleitoreiros, em razão de apoiarem Rachel Magrini, adversária de Bito Pereira. 

O motivo da exclusão pode ter relação com a divulgação de prints de conversas no WhatsApp, que sugerem gestão financeira caótica de Mansour. 

Outro ponto destacado pelos advogados, é que os grupos tinham função institucional e de gestão. Isso pode ser comprovado pela própria fala de Karmouche, que disse que os grupos eram para divulgação das ações da Ordem. 

A exclusão desses profissionais do grupo pode, inclusive, prejudicar a dinâmica de trabalho e de práticas administrativas da Ordem. 

‘’... nosso repúdio a infeliz conduta do Presidente da Seccional MS, que escolheu silenciar advogados atuantes em sua administração, em detrimento de preceitos éticos e morais por conta das eleições que se aproximam, misturando a vida institucional da entidade com política eleitoral’’, desabafaram os profissionais. 

NOTA NA ÍNTEGRA:

"NOTA DE REPÚDIO 

A atuação profissional de toda a advocacia sofreu uma grande mácula em sua história diante do constrangimento público experimentado por advogados perante os colegas e a sociedade.

Dizemos isso, pois na madrugada do dia 16/11/2021, mais de quarenta advogados que ocupam cargos na administração atual, dentre eles Conselheiro Federal, Diretores, Conselheiros Estaduais,  Presidentes de Subseção,  Diretores de Subseção, Conselheiros do Tribunal de Ética e Disciplina, Delegados da CAAMS, Coordenador da ESA, Presidentes de Comissão e Diretores de Comissão que declararam apoio à candidatura de Rachel Magrini, foram excluídos injustificadamente do GRUPO GESTÃO OAB/MS 2019/2021, PRESIDENTES GESTÃO 2019/2021, CONSELHEIROS GESTÃO 2019/2021, DIRETORIA 2019/2021. 

Esses profissionais que nos últimos anos dedicaram gratuitamente seu tempo em prol da instituição OAB e em benefício de toda a classe, foram, indistintamente, por motivos eleitoreiros, tratados como desertores pelo atual presidente, que como mandatário se afastou da finalidade precípua da OAB instituída em nosso estatuto, que é a defesa da democracia, dos advogados e consequentemente da pluralidade de ideias.

Diante disso, não sendo os grupos privados, mas sim da gestão, como esclarecido pelo próprio presidente quando da exclusão dos membros “criados pela diretoria para divulgar as ações da OAB”. Fica aqui consignado nosso repúdio a infeliz conduta do Presidente da Seccional MS, que escolheu silenciar advogados atuantes em sua administração, em detrimento de preceitos éticos e morais por conta das eleições que se aproximam, misturando a vida institucional da entidade com política eleitoral e por assim dizer inviabilizando a própria dinâmica de trabalho e da prática de atos administrativos que eram executados nos referidos grupos da OAB/MS.  

Unidos na defesa das prerrogativas, protestamos pelos atos indesculpáveis e exigimos imediata retratação."

A nota de repúdio é assinada pelos seguintes advogados. O espaço está aberto aos citados na matéria. 

Wander Medeiros, Conselheiro Federal
Gervasio de Oliveira Jr – Vice Presidente OAB/MS
Eclair Nantes  - Secretaria Geral Adjunta
Etiene Chagas – Conselheira Estadual
Celso Roberto Gori Gori - OAB MS 13.065
Presidente da 17 Subseção de Rio Brilhante e Nova Alvorada do Sul 
Célia Regina Bernardo da Silva,  Presidente da 21 Subseção de São Gabriel do Oeste
Daniela Teixeira Onça, Presidente da 20a. Subseção Ribas do Rio Pardo
Nely Ratier Placencia, Presidente 13a Subseção Maracaju 
Vinícius Mendonça de Britto -Presidente da 3Subsecao de Aquidauana
Alexandre Mantovani Presidente da 4ª Subseção da OAB Dourados e Itaporã
Fabiane Brito Lemes - OAB/MS 9180-B Presidente 25 subseção de Sidrolândia MS 
Rodrigo Sirahata, Secretário Geral subseção Três Lagoas/MS
Rafael Medeiros Arena Acosta - Diretor da ESA/MS da 4º Subseção
Daiana Giovelli Habitante, Delegada da CAAMS 21 Subseção de São Gabriel do Oeste
Liliam Veronese – Presidente Comissão direitos dos idosos OAB/MS
Ronea Maria Machado -Presidente da COMCEVID- Comissão de combate à violência doméstica e familiar contra a mulher.
Dalila Barbosa Soares. Presidente da Comissão de Proteção ao Direito dos Animais.
Rita de Cássia Fuentes luz Suenaga, Presidente da Comissão de Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB Mato Grosso do Sul
Silmara Cher T. Félix Matiazo, Vice Presidente da Comissão de Direito Carcerário
Raíssa Moreira Rodrigues Uehara, vice presidente OAB/MS 4a Subseção Dourados e Itaporã
Diego Zanoni Fontes, bacharel em direto, ex delgado da CAAMS Dourados e Itaporã
Soraya A. Santos Palermo, Presidente da Comissão de Assistencia e Liberdade Religiosa.