04/11/2021 18:38
Marquinhos não faz 'libera geral' de máscaras, mas flexibilização começa na próxima semana
Prefeito de Campo Grande ainda não definiu se flexibilizará ou não o uso de máscaras em locais fechados; para locais abertos, uso não é mais obrigatório
O prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad, se reuniu nesta quinta-feira (4) com integrantes de diversos segmentos para decidir se flexibiliza ou não o uso de máscaras na cidade. No entanto, a decisão foi adiada.
O chefe do executivo municipal declarou que ainda vai reunir uma equipe técnica para poder identificar a possibilidade de flexibilização no uso das máscaras. Assim, a proteção facial continua sendo usada em locais fechados.
Porém, em praças, parques e lugares abertos, prevalece a prática de não obrigatoriedade do uso de máscaras.
Atualmente com 65% da população vacinada, o prefeito afirma que pretende esperar o número de vacinados aumentar no decorrer das próximas semanas, assim, podendo realizar um estudo com sua equipe técnica.
O cenário promete ser repetido também quando o ciclo vacinal atingir 70% e 80%. Para Marquinhos "esses estudos ajudariam a tomar uma decisão de flexibilizar ou não o uso das máscara".
Representantes do Comércio e da Câmara Municipal pediram uma resposta mais concreta por parte de Marquinhos Trad, mas que a única situação momentânea definida é que o uso de máscaras continua em Campo Grande.
O prefeito até fez uma pequena comparação com o estado do Rio de Janeiro, que atingiu 75% e não estão mais usando máscaras de proteção.
Uma das questões que estão sendo avaliadas é que, caso a máscara seja desobrigada, o objeto de proteção fique a caráter do uso das crianças nas escolas, porque segundo o estudo, grande parte dos 35% que não estão vacinados, as crianças estão inseridas.