há 3 anos
Com temporal batendo na porta, dicas ajudam a evitar problemas em MS
O aviso de tempestade para Mato Grosso do Sul neste final de semana acendeu alerta de muita gente que prefere evitar os problemas causados pelos vendavais, granizo e até chuva intensa. Por isso, dicas podem facilitar os trabalhos no durante e o após do temporal previsto.
Em relação às árvores, que sofreram bastante na última semana com o temporal, é importante atentar para sinais como a existência de buracos no caule, raízes expostas, presença de alguma parte oca ou mesmo de parasitas.
Para efeito de comparação, o Corpo de Bombeiros recebeu 254 registro referente ao pedido de vistoria, poda e queda completa de árvores.
A instituição orienta que a população não se abrigue debaixo de árvores durante as chuvas, pois existe o risco de queda da árvore ou de galhos bem como a possibilidade de serem atingidas por raios.
Evitar subir em telhado é uma grande dica nesse tempo mais instável. Essa orientação entra no aspecto de iminente queda colocando em risco a vida das pessoas. Caso haja queda de árvores sobre o telhado ou muros, e a situação coloque vidas em risco, a orientação é sair da residência buscando um abrigo seguro, e ligar para o Corpo de Bombeiros ou Defesa Civil local.
Outro ponto importante no caso de temporais está relacionado à energia elétrica. As orientações da Energisa incluem: retirar aparelhos eletroeletrônicos da tomada; nunca utilizar telefone com fio ou aparelho conectado à tomada durante uma forte tempestade com incidência de raios;
Segundo a Energisa, os cabos telefônicos, cabos de TV por assinatura e fiação de antenas conseguem conduzir a corrente elétrica dos raios até os aparelhos. Por isso, é aconselhável retirar os aparelhos eletrônicos das conexões com rede de telefonia, TV a cabo e antena externa.
Se estiver dentro de um veículo, feche as janelas e aguarde a tempestade passar para poder sair. O carro oferece uma boa proteção contra raios, porém é importante se manter longe de árvores, torres e placas de propaganda.