25/10/2021 07:00
Vendedor é humilhado e obrigado a limpar chão no Carrefour de Campo Grande (vídeo)
É o segundo caso de assédio da mesma gerente contra subordinados
O vendedor Pedro Henrique, 23 anos, ficou arrasado, ao ser humilhado pela gerente do setor de Eletro, no Carrefour, em Campo Grande. Ela o obrigou a limpar o chão e ainda gravou a cena, tirando sarro.
O vídeo foi gravado por uma cliente, que Pedro não conhece, e teria se revoltado com a humilhação. A vítima diz que a cena teria ocorrido no dia 28 de setembro.
Pedro contou que atua na loja há quatro anos e já foi até promovido. Ele detalhou que é vendedor do setor de Eletro e a gerente da loja recebeu ordens para deixar tudo limpo, em razão da visita da diretora regional do Carrefour.
Primeiro, diz Pedro Henrique, a gerente exigiu que ele limpasse geladeira e fogão. Depois, viu que tinha uma mancha no piso do corredor central, segundo ele causado por um adesivo ou cola.
A vítima diz que a empresa terceirizada não teria avisado a suspeita que não havia conseguido tirar a mancha e o serviço foi passado para ele.
‘’sua missão vai ser limpar isso aqui’’, disse o rapaz. Ele destacou que tentou de várias formas tirar a sujeira, e até jogou o pano no chão para esfregar com o pé, mas não conseguiu.
‘’Aí ela disse: ‘se vira, fique de quatro e dê um jeito de limpar isso’’, relatou Pedro Henrique. Enquanto ele limpava, a gerente ligou para a diretora da unidade, identificada como ‘’Rosana’’, e tirou sarro do vendedor.
‘’Rô, olha isso, esse menino tem valor [tom de deboche]... Ele não limpa a casa dele’’, zombou a gerente para a suposta diretora.
‘’Foi um constrangimento que eu passei na frente de todo mundo’’, garantiu a vítima. Ele disse que se sujeitou a fazer a limpeza porque está terminando a faculdade e teve medo de levar advertência ou ser demitido.
SUSTO
Além de ser zombado pela gerente, o vendedor diz ter vivido outro pesadelo: o de ver o vídeo gravado nas redes sociais.
‘’Acordei e disse: ‘meu Deus do céu, sou eu no vídeo
‘’Muita gente fez meme, outros apoiaram a gerente, mas alguns me defenderam também’’, contou Pedro Henrique. Ele acrescenta que está apreensivo, pois não sabe qual será a reação dos colegas e teme pela diretoria da empresa. O funcionário entrou de licença médica no dia 14 de outubro, quando teve reação ao tomar a vacina contra a covid. O retorno dele está previsto para sexta-feira (21).
OUTRO LADO
Em nota, o mercado afirmou que “o Carrefour repudia todo e qualquer comportamento indevido por parte de seus colaboradores. Estamos apurando o caso internamente e, por ora, houve o afastamento da profissional envolvida.”
MAIS DENÚNCIAS
No dia 19 de outubro, o TopMídiaNews relatou a denúncia de uma outra cliente, que flagrou a vendedora, do mesmo setor de Pedro Henrique, ser humilhada pela mesma gerente.
Segundo a testemunha, a gerente apontava o dedo e gritava para que a funcionária limpasse os eletrodomésticos da seção.
A cliente refletiu sobre a situação e na postagem sugere que o hipermercado deveria capacitar os funcionários que exercem cargos de liderança.
‘’Feedback [avaliação de como está o trabalho] se dá de forma individual e em área restrita e não expondo o funcionário. Eu sinto muito pela trabalhadora’’, observou a mulher. Ela acrescentou que mandou mensagem para o Instagram do Carrefour, pois não suporta ver gente ser humilhada.
Por meio de assessoria, a empresa informou que "está apurando o caso internamente e repudia todo e qualquer comportamento indevido por parte de seus colaboradores."