06/10/2021 17:09
Tão aguardada, tempestade e ventania atinge Campo Grande (vídeo)
A meteorologia já apontava para uma chuva mais volumosa nesta quarta-feira que amenizaria de vez o calorão na cidade morena
A tão aguardada e esperada tempestade acompanhada de rajadas intensas de vento, prevista para Campo Grande, caiu no final da tarde desta quarta-feira (6).
Diversas regiões da cidade, como o Centro, Vila Glória, Vila Marly, Vila Planalto, Residencial Flores, Monte Líbano, Santa Fé, Chácara Cachoeira e Tiradentes, registraram muita intensidade na chuva.
No centro de Campo Grande, a tempestade começa a deixar as ruas com alguma incidência de alagamento, percebido nos vídeos que leitores encaminharam para a reportagem. Outro ponto destacado é a força do vento, que deve atingir níveis impactantes ao longo do dia
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) estipulou que o risco de tempestades em todo o estado era alto e impôs um alerta para chuvas mais torrenciais e até queda de granizo em algumas regiões.
Na mensagem, as chuvas podem chegar até os 100 milímetros ao dia, ventos intensos de até 100 km/h, além de cortes de energia elétrica, estrago em plantações, queda de árvores e risco de alagamentos.
Após os primeiros minutos de chuva, notou-se uma queda acentuada na temperatura na cidade. No considerado pico da tarde, a máxima em Campo Grande chegou a casa dos 34°C, enquanto o rápido período de chuva fez com que as temperaturas descessem para os 25°C.
O Cemtec-MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) explica que a atuação de uma frente fria, associada a passagem de um cavado de áreas alongadas de baixa pressão permite que o tempo fique com maior chance de chuvas intensas e tempestades.