02/11/2013 07:30
Jovens de MS defendem que ser vegetariano melhora a saúde
Saúde
Estamos vivendo um momento em o interesse pelo vegetarianismo teve um aumento significativo. Em outras épocas os defensores da alimentação vegetariana eram homens maduros, com experiência no âmbito da filosofia ou da ciência, hoje são os jovens que, com mais entusiasmo, procuram um estilo de vida mais simples e natural. O Estado de Mato Grosso do Sul é um dos maiores produtores de carne do país a contraponto dessa realidade os vegetarianos sul-mato-grossenses vêm defendendo com muito entusiasmo essa opção.
No olhar de uma nutricionista
O vegetarianismo tem sido cada vez mais considerado uma opção viável à dieta alimentar. Isso se deve às questões éticas (deixar de infringir dor e sofrimento aos animais), de saúde e ambientais. Estudos com populações vegetarianas quando comparadas com as que comem carne, mostram redução de inúmeras doenças. A nutricionista Paula Silva alerta que antes de uma pessoa escolher mudar os hábitos alimentícios é preciso ter conhecimento para que não faltem nutrientes essenciais na nova alimentação como a vitamina b12 que inexiste nos alimentos de origem vegetal. “As crianças podem seguir uma alimentação vegetariana, de preferência que ate aos 18 anos use a ovolactovegetariana, pois assim será feita uma melhor suplementação da alimentação com os minerais que faltam na dieta omnívora”, aconselha Paula.
Os jovens que viraram vegetarianos
A empresária Luciana Nantes há cinco anos virou adepta a vegetarianismo, deixou de lado todos os tipos de carne e seus derivados, porém consome ovo, leite e seus derivados. “Um vegetariano come muita coisa, ao contrário do que muita gente pensa, não comemos apenas folhas, temos uma alimentação muito rica, como legumes, frutas e cereais. Não passamos fome e nem vontade, comemos até pizza e batata frita”, explica Luciana.
“Ser vegetariano não tem nada de especial para quem é adepto e sim para quem não concorda, eu em particular já sofri muito preconceito e deboche, mas, superei e hoje sou muito feliz. É um modo de viver, para uns tem a ver com fé, para outros ter a ver com justiça e ideologia”, defende a empresária que resolveu seguir a dieta vegetariana por ser contra o sacrifício e sofrimento dos animais.
O publucitário Rodrigo Motta também é um vegetariano assumido há oito anos a escolha da mudança de hábito foi própria, mas, sustentada e apoiada pela família e alguns amigos. “Geralmente há um receio em relação a falta da vitamina b12, mas não é uma preocupação para os vegetarianos que fazem consumo de ovos, leites e derivados animais. Entretanto, há a suplementação para quem tem deficiência desta vitamina. O essencial é buscar um equilíbrio no consumo de proteínas, vegetais, carboidratos, cereais, oleoginosas e legumes”, explica Rodrigo.
“Tenho uma página no Facebook chamada "Cozinha de Solteiro" onde eu e mais um amigo damos dicas e receitas diárias vegetarianas e veganas que são de fácil preparo e que possuem um balanceamento legal de nutrientes. A principal atenção que damos na alimentação é procurar sempre comer cereais, leguminosas, oleaginosas, verduras, frutas, tubérculos”.
I Encontro de Vegetarianismo de MS
O I Encontro de Vegetarianismo de MS vai acontecer no próximo domingo, dia 03 de novembro, com palestras voltadas ao meio ambiente, nutrição, saúde, além de um almoço vegano. O evento conta com oficinas, que vão de yoga, salgados veganos, pães veganos, leites vegetais e entre outros. Um momento interessante para debater sobre o assunto, conhecer novos adeptos da alimentação vegetariana e se informar melhor sobre esse tipo de alimentação.