In Memoriam

20/09/2021 21:25

Ex-vereadora 'Tia Nega' morre e gera extrema comoção em Três Lagoas

Velório da idosa que era referência em assistência social será na Câmara Municipal

20/09/2021 às 21:25 | Atualizado 20/09/2021 às 21:31 Thiago de Souza
Tia Nega era referência em Assistência Social na cidade - Albecyr Pedro - Hoje Mais

A ex-vereadora, Visitação Veron da Motta, conhecida por todos em Três Lagoas como “Tia Nega”, faleceu, nesta segunda-feira (20), aos 88 anos. 

A idosa estava internada e a causa da morte ainda é desconhecida. A perda de Tia Nega, também conhecida como ‘’Nega do Madrugada’’, gerou forte comoção na cidade. 

O velório de Tia Nega será na Câmara Municipal de Três Lagoas. 

Feitos 

Segundo o Hoje Mais, Tia Nega desenvolveu um trabalho assistencial voluntário por décadas em Três Lagoas. Além disso, foram dois mandados de vereadora na cidade. 

Visitação conquistou, junto à extinta LBA, a construção do Centro de Convivência da Terceira Idade "Tia Nega" e o Centro de Educação Infantil "Diva Garcia". 

Ainda como vereadora, recebeu o diploma de Honra ao Mérito "Antônio Trajano dos Santos", em 1992, e o pitoresco título de Tombamento como Patrimônio Histórico, Moral e Ético da Política Três-Lagoense, ato publicado em Diário Oficial, em 1995.

Mais ações

Tia Nega começou na vida pública como coordenadora de Assistência Social, no programa ‘’Panelão’’, que fornecia cestas básicas para famílias carentes, ainda na década de 80. 

Também foi criadora do programa de hortas comunitárias, além de ser pioneira na implantação de clubes de mãe, destinados a atendimento social das famílias carentes. 

A idosa foi fundadora do Estádio da Associação Desportiva da Noroeste (Estádio da Aden), junto com ferroviários e com o marido, Benedito Soares da Motta, ex-vereador por três mandatos.

Ela deixa dois filhos, netos e bisnetos.