19/09/2021 09:30
Oposição aparece com 3 estrelas em transparência no Prêmio do Congresso em Foco
Premiação analisa diversos quesitos e entre eles está a participação em votações e nível de transparência de cada mandato
Dois oito deputados federais de Mato Grosso do Sul, que participam da votação para a Premiação do Congresso em Foco, apenas os de oposição tiveram três estrelas em nível de transparência no mandato. Os deputados Fábio Trad (PSD), Beto Pereira (PSDB) e Dagoberto Nogueira (PDT) foram os que melhores pontuaram neste quesito.
A premiação é realizada todo ano e disputam todos os parlamentares do Congresso Nacional, exceto os que não exerceram mandatos por 60 dias ou são alvos de investigações criminais oficiais e públicas.
As últimas atualizações do site foram realizadas em 06/09 e constam que o deputado Beto Pereira está com três estrelas em transparência, possui 97% de presença em votações e 86% de governismo.
Já Dagoberto Nogueira, que está no mesmo patamar em transparência teve o indicativo de 96% de presença nas votações, mas com 35% de governismo. Ele é alvo de uma investigação pelo TRF3 em Campo Grande.
Fábio Trad (PSD) possui as três estrelas de nível de transparência no mandato com 98% de presença em votações e apenas 73% de governismo.
1 estrela
Entre os deputados que pontuaram apenas uma estrema no nível de transparência estão: Bia Cavassa (PSDB) tem 97% de presença em votações e 85% em governismo; Luiz Ovando (PSL) tem 96% de presença nas votações e 98% de governismo; Trutis (PSL) possui 89% de presença em votações e 93% de governismo.
Já a deputada Rose Modesto (PSDB) possui 100% de presença em votações e 78% de governismo, mesmo com uma estrela na transparência.
Vander Loubet (PT) tem o percentual de 96% de presença nas votações e apenas 24% de governismo. Segundo o Congresso em Foco, ele é investigado em dois processos no STF (Supremo Tribunal Federal).
Como votar?
O Prêmio tem intenção de nomear vencedores em diversas categorias e toda a bancada federal de MS está apta a receber votos da população. Qualquer pessoa pode votar pela internet, basta entrar no site do Congresso em Foco, ler o regulamento e participar. O site possui segurança contra robôs e contas falsas.
Os parlamentares podem fazer campanhas e pedirem votos aos eleitores.