Campo Grande

08/09/2021 19:00

Vídeo: obra de Emei parada há dez anos indigna famílias e aumenta insegurança no Inápolis

Prédio que deveria atender a região tinha previsão inicial de ser entregue em 2011

08/09/2021 às 19:00 | Atualizado 08/09/2021 às 16:27 Rayani Santa Cruz e Adriano Bueno
Prédio está ha dez anos sem uso e com obra inacabada - Silas Lima

Obra de Emei (Escola de Educação Infantil) abandonada há quase dez anos prejudica crianças que precisam de vaga, na região do bairro Jardim Inápolis, em Campo Grande. O prédio, que deveria ter sido entregue em 2011 (clique aqui para ver), depois teve a promessa em 2019, mas ainda continua incompleto. 

Moradores da região encaminharam o problema e relatam que muitas mães caminham até mais de meia hora para levar filhos à Emei do Indubrasil, bairro vizinho.

O local abandonado fica na rua Atenas. Segundo um dos moradores, que preferiu não se identificar, a Emei está em situação de esquecimento e a obra inacabada está se deteriorando por conta da depredação. Como de praxe, o espaço acaba sendo usando por usuários de drogas e bandidos do entorno como refúgio. 

Além disso, as crianças correm riscos junto às mães que precisam atravessar a rodovia movimentada para chegar ao Indubrasil.

Os moradores também destacam a insegurança provocada por marginais, que usam a área para o consumo de drogas e, inclusive, já invadiram residências. 

Outro lado

A Semed (Secretaria Municipal de Educação) justifica que "o Jardim Inápolis é ao lado de Indubrasil e a Emei que fica no local é bem estruturada e pode atender a demanda do bairro".

"Em relação à obra da Emei do Jardim Inápolis, a mesma foi iniciada em 2012 e paralisada dois anos depois. A obra tem previsão de ser retomada em 2022, pois passa por processo de atualização de tabela de valor para que seja aberta nova licitação", aponta a assessoria. 

Segundo a Semed, a obra possui 50% de execução. "A expectativa é concluir as obras das Emeis da Vila Popular e da Vila Nasser, antes da conclusão da Emei do Jardim Inápolis. Cabe esclarecer também, que a região tem, além da Emei Indubrasil, outras duas unidades em funcionamento, a Emei Cristo É Vida (na Vila Popular) e a Emei Carioca (no bairro de mesmo nome)".

Veja o vídeo: