Política

07/09/2021 15:58

Grito dos Excluídos é animado por percussão e panelaço em Campo Grande

O ato sempre foi político, mas ganhou um tom mais personalista neste ano, com as ameaças de golpe bolsonarista

07/09/2021 às 15:58 | Atualizado 07/09/2021 às 16:38 Diana Christie e Adriano Bueno
Manifestação contra Bolsonaro em Campo Grande - Silas Lima

O Grito dos Excluídos, tradicional de 7 de setembro, Dia da Independência, é animado por grupos de percussão e terá panelaços contra o presidente Jair Bolsonaro, que também convocou apoiadores para passeatas contra o STF (Supremo Tribunal Federal).

O ato sempre foi político, mas ganhou um tom mais personalista neste ano, com o fim dos desfiles e ameaças de golpe bolsonarista. A manifestação, que teve início às 15h, começa na Praça Ary Coelho e deve percorrer as ruas 14 de Julho, Antônio Maria Coelho e Pedro Celestino.

Representante estatual da UJS Três Lagoas e da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, Caio Afonso participa do movimento junto com mais 25 colegas. Ele destaca o desmonte de universidades e escolas públicas.

Caio Afonso - Foto: Silas Lima

“O intuito principal desse ato é lutar pela educação pública de qualidade, é lutar pelo fora Bolsonaro, onde a gente tem visto um desmonte da educação nesse governo. A gente tem visto o que aconteceu com as inscrições do Enem, com o menor número de inscritos em 7 anos”, enfatiza.

 O grupo também não esquece da responsabilidade do presidente sobre a pandemia da covid-19, com a demora no início da vacinação no Brasil. “Vamos lutar pela educação e pela saúde. A pandemia não acabou”, aponta Caio.