30/08/2021 15:32
Durou pouco: após chuvas, calorão de 40°C volta a reinar em MS
Chuvas vieram em boa hora, mas calor intenso volta a ser predominante e não há indícios de chuvas para a semana
As rápidas chuvas em Mato Grosso do Sul na última semana duraram pouco, mas serviram para amenizar o calor intenso e a estiagem que duravam meses. Porém, o cenário agora é outro e para essa semana, a meteorologia aponta para mais uma onda forte de calor em várias regiões.
De acordo com o Cemtec-MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a atuação de um anticiclone em médios e altos níveis, associado ao sistema de alta pressão, dificulta a formação de nuvens carregadas e impossibilita novas chuvas para o estado.
Assim, as temperaturas ficarão em elevação dia após dia e a tendência é que a umidade relativa do ar volte a ficar em níveis de alerta, podendo ficar entre 10% e 35%, principalmente em regiões pantaneiras.
Para a semana, a previsão indica temperaturas máximas semelhantes ao da semana retrasada, quando Mato Grosso do Sul superou a barreira dos 40°C. Dessa forma, a previsão indica ser possível que os 40°C retorne na região pantaneira, a máxima de 36°C fique na porção norte da região centro-norte, os 33°C na região leste, 32°C na região sudoeste e, em Campo Grande, 34°C.
As chuvas serviram para acalmar os incêndios florestais que aconteciam em diversas regiões do estado, como no Pantanal e em Campo Grande, que viu o Parque dos Poderes arder em chamas recentemente.
Até o fim de semana, não existe possibilidade de chuvas e a recomendação é para que as pessoas tome bastante líquido ao longo dos dias.
A meteorologia indica uma possível frente fria de maneira menos intensa que as recentes, mas que pode provocar queda nas temperaturas mínimas e trazer mais chuva para decorrer de setembro.