26/08/2021 18:41
Fugiram do Taleban: Aviões dos EUA ficam até sábado em Campo Grande
Após fugir do Afeganistão, avião militar da Força Aérea dos EUA veio buscar militares que treinaram em Campo Grande
O campo-grandense que não pôde conferir de perto a chegada dos dois Boeing C-17 Globemaster da Força Aérea Americana, terá uma nova oportunidade de ver um dos maiores aviões da história a pousar no aeroporto de Campo Grande. Neste sábado (28), duas aeronaves retornam para a cidade.
O retorno dos dois aviões está relacionado com o fato de buscarem os helicópteros modernos e os mais de 50 soldados que vieram para Campo Grande participar da Tápio 2021, exercícios operacionais para aprimoramento a doutrinação e capacidade operacional de algumas unidades aéreas.
O exercício operacional começou na última segunda-feira (16) e promete seguir até o dia 3 de setembro na capital de Mato Grosso do Sul.
É a primeira vez que essa ala do aeroporto recebe um treinamento desse porte. As unidades aéreas, Infantaria da Força Aérea Brasileira e Forças Singulares estarão participando do evento.
Na primeira oportunidade, no dia 21, a exibição dos aviões atraiu centena de pessoas na Avenida Duque de Caixas no período da tarde. Naquela ocasião, nem o sol forte e as altas temperaturas atrapalharam a população que teve um entretenimento diferente naquela tarde.
Os aviões devem desembarcar na ALA 5, da Base Militar, próximo ao Aeroporto Internacional de Campo Grande, que permanecerá somente para desembarque dos helicópteros e tropas, levando novamente o comboio uma semana depois para os Estados Unidos.