Cidades

há 3 anos

Vídeo: Porto Murtinho decreta emergência e fala em 'risco de desastre' com incêndios

Fazendas estariam sem energia e pontes foram queimadas, diz o decreto

22/08/2021 às 16:59 | Atualizado 22/08/2021 às 17:12 Thiago de Souza
Incêndio queima pontes e corta luz em fazendas - Divulgação PMPM

A Prefeitura de Porto Murtinho decretou situação de emergência, em razão das queimadas florestais, que já estariam ‘’sem controle’’. A medida foi assinada neste sábado (21), pelo prefeito Nelson Cintra. 

Conforme o documento, o fogo já chegou ou ameaça áreas florestais de características diversas, sendo algumas delas reservas legais e permanentes. 

‘’... há indicadores de que já se instalou desastre gradual, podendo ser necessário o aumento das respostas urgentes pelo Poder Público para a contenção do aumento das queimadas, e posteriormente, o reestabelecimento de serviços públicos essenciais à população’’, diz o trecho do decreto 12.748. 

No texto, há relato que, além dos danos ambientais, houve queimas de pontes em estradas vicinais da região do APA, Barranco Branco, Morraria e Nabileque. Além disso, 17 propriedades rurais já teriam tido o fornecimento de luz elétrica cortado em razão do fogo. 

‘’Tá queimando casa, queimando gado, secando açude... mas graças a Deus temos apoio do Governador Reinaldo Azambuja e do secretário de Infraestrutura, Eduardo Riedel’’, lamentou o prefeito Nelson Cintra. 

O prefeito da cidade fronteiriça destacou que o Governo deslocou cerca de 40 homens para a região a assim ajudar no combate aos incêndios. Há duas aeronaves na região e há a espera por mais dois. Ainda segundo Cintra, pessoas da região teriam contratado mais três aeronaves para tentar apagar as chamas com água. 

A decretação de situação de emergência é uma medida burocrática para a tomada de medidas urgentes. A declaração, ainda segundo o decreto, vale por 180 dias.