Geral

16/08/2021 21:06

Ministro da Educação diz que crianças com deficiência 'atrapalham' ensino dos demais

Ele disse que não se pode inserir uma criança portadora de deficiência sem estrutura adequada

16/08/2021 às 21:06 | Atualizado 16/08/2021 às 21:12 Thiago de Souza
Ribeiro diz que inclusão tem de ter estrutura - Reprodução TV Brasil

Entrevista do ministro da Educação, Milton Ribeiro, dada no dia 9 de agosto, repercutiu nesta segunda-feira (16). À TV Brasil, ele destacou que crianças com deficiência ‘’atrapalhavam’’ o ensino dos demais alunos sem deficiências. 

A fala ocorreu durante o programa Novo Sem Censura. Primeiro, Ribeiro destacou que, antigamente, não se dava qualquer atenção às crianças portadoras de necessidades especiais. Na sequência, citou e criticou governos que adotaram o que ele chamou de ‘’inclusivismo’’, que é a inclusão sem qualquer estrutura para o aluno e professor.  

Foi nesse contexto que Milton disse que a inclusão das crianças deficientes - sem capacitação e sem estrutura – prejudica o ensino da própria criança e dos demais alunos. 

‘’A criança com deficiência era colocada dentro de uma sala de alunos sem deficiência. Ela não aprendia. Ela atrapalhava, entre aspas, essa palavra falo com muito cuidado, ela atrapalhava o aprendizado dos outros porque a professora não tinha equipe, não tinha conhecimento para dar a ela atenção especial. E assim foi’’, refletiu Ribeiro. 

Ribeiro apontou que, na gestão dele, ouviu a pretensão da secretaria que trata da inclusão de alunos com deficiência e tentou promover algo diferente do que se fazia. 

‘’Eu monto sala com recursos e deixo a opção de matrícula da criança com deficiência à família e aos pais. Tiro do governo e deixo com os pais”, explicou o gestor da Educação brasileira.