Política

12/08/2021 14:02

Deputados aprovam proposta que visa qualificação da educação no meio rural em MS

Projeto de lei tenta garantir uma política estadual de incentivo à permanência de jovens e adultos no meio rural

12/08/2021 às 14:02 | Atualizado 12/08/2021 às 11:23 Rayani Santa Cruz
Escola da zona rural de Bandeirantes-MS - Prefeitura de Bandeirantes-MS

Durante a sessão desta quinta-feira (12), os deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul aprovaram em redação final o Projeto de Lei 203/2020, que institui a Política Estadual de Incentivo à Permanência de Jovens e Adultos no Meio Rural por meio da qualificação da Oferta Educacional, em Mato Grosso do Sul. A matéria segue à sanção.

De autoria do deputado Antonio Vaz (Republicanos), o texto quer levar educação de qualidade a toda zona rural do Estado.

“Eu também vim do meio rural, sou testemunha disso. Percebemos que os jovens e adultos deixam a área rural para estudar, é possível crescer na zona rural, mas para isso é necessário dar condições e incentivos para que eles permaneçam ali, com cursos voltados para a área rural, assim eles podem prosperar no lugar onde vivem. Esse projeto incentiva essas pessoas importantíssimas que sustentam o nosso País e o nosso Estado”, relatou.  

O deputado Herculano Borges (Solidariedade) elogiou a matéria apresentada por Antonio Vaz. “Uma grande necessidade em nosso Estado, observei isso quando fui secretário da juventude, percebemos que os jovens, a segunda geração dos proprietários rurais, geralmente precisam deixar a área zural para se qualificar na cidade, e não existe uma sequência na questão do investimento familiar. A capacitação e incentivo para que eles permaneçam na área rural auxiliando os pais e estudando é muito importante”, declarou.