Política

10/08/2021 21:00

De lavada, Câmara derruba sonho de Bolsonaro em ter voto impresso

Governo precisava de 308 votos e teve apenas 229 votos

10/08/2021 às 21:00 | Atualizado 10/08/2021 às 21:13 Thiago de Souza
Lira atuou para derrubar voto impresso - Pablo Valadares - Agência Brasil

A maioria dos deputados votou a favor do voto impresso, em votação na noite desta terça-feira (10). Apesar ter maioria simples, a aprovação da PEC ficou longe de ser consumada, já que seriam necessários 308 votos. Foram 229 votos a favor da medida e 218 contra. 

Segundo a Globonews, cerca de duas horas antes da votação, o presidente da Câmara, Arthur Lira, PP, observou uma reação dos deputados a favor do voto impresso e articulou para enfraquecer esse movimento. 

O presidente da Câmara já dava como derrotada a PEC do Voto Impresso e chegou a afirmar que o presidente Jair Bolsonaro aceitaria o resultado da votação, qualquer que fosse ele. 

A polêmica do voto impresso se deu diante das várias críticas feitas pelo presidente Jair Bolsonaro ao ministro Luis Roberto Barroso, que preside o Tribunal Superior Eleitoral. Um clima de instabilidade entre os Poderes foi aberto e ainda repercute. 

MS

Os deputados federais por Mato Grosso do Sul. Bia Cavassa, Rose Modesto, Tio Trutis e Luiz Ovando sinalizaram ser favoráveis ao voto auditável. Já Fábio Trad, Beto Pereira, Dagoberto Nogueira e Vander Loubet disseram que iriam votar contra.