Dia dos Pais

08/08/2021 11:30

Satisfeito na carreira, Sargento da PM se alegra em ver filhos seguindo outros caminhos

Enquanto militar vislumbra felicidade na área da segurança, viu filhos crescer e escolherem pelo esporte e a medicina veterinária. "Satisfação do dever cumprido como pai"

08/08/2021 às 11:30 | Atualizado 08/08/2021 às 15:03 Vinicius Costa
Sargento Balbuena e seu filho Edgar: um pratica a canoagem, outro está há 14 anos na carreira militar - Polícia Militar de MS

O grande sucesso e talvez a maior gratificação quando você se torna um pai é ver o seu filho muito bem-sucedido e feliz. Essa felicidade, no entanto, muitas vezes é regada a sequência de trabalhos na própria família e a carreira é seguida por gerações, de pai, para filho, de filho para o neto e assim por diante.

No entanto, não é assim que foi com a carreira do Sargento Balbuena, lotado no 7° Batalhão da Polícia Militar de Aquidauana, cidade interiorana de Mato Grosso do Sul.

Há 14 anos dedicando inteiramente a sua vida para manter a cidade segura, longe dos crimes e, principalmente, evitando que seus filhos estejam em um cenário considerado terrível, Balbuena não deu um pitaco sequer na vida dos seus filhos.

Em recente entrevista para o TopMídiaNews, o Sargento Balbuena ressaltou que não teve nenhuma influência sobre a decisão do filho que escolheu seguir o caminho dos esportes, mas lembrou que possa ter "interferido" indiretamente para essa escolha do filho Edgar Silva Balbuena, de 19 anos.

"De certa forma, a polícia militar influencia os seus integrantes a práticas esportivas", disse. Mas a carreira militar não passou nem perto da cabeça do garoto e de sua outra filha, que cursa medicina veterinária - bem diferente do trajeto do pai, que é todo orgulhoso dos seus filhos.

Desde o início, o Sargento Balbuena foi o tradicional pai que não exigiu nem um pouco dos seus filhos. Os dois filhos praticamente acompanharam a vida militar, apesar disso, o pai nunca quis influenciar na carreira adulta. "Deixei eles escolherem a carreira deles".

A satisfação, no entanto, está nas alturas. "Satisfação do dever cumprido como pai. Buscar mostrar para o filho um caminho certo para ser percorrido na vida. Costumo dizer que a segurança pública se inicia dentro de casa", explica e ainda não esconde a alegria de incluir alguém tão importante na sociedade.

"Primeiro como pai, depois como agente de segurança pública, incluo na sociedade uma pessoa de caráter", acrescenta.