02/08/2021 16:44
Para atacar Bolsonaro, Renan Calheiros e PT pedem quebra de sigilo da Jovem Pan
Presidente da Comissão é antigo aliado de Lula e Dilma Rousseff
Os senadores Humberto Costa, do PT, e Renan Calheiros, do MDB, apresentaram requerimento para quebrar sigilo bancário da rádio Jovem Pan, na sexta-feira (30). A emissora rebateu e classificou como ‘’estranho’’ o pedido.
No requerimento, a CPI da Covid quer investigar a disseminação de fake news por parte de jornalistas e comentaristas da rádio, que é uma das mais tradicionais do Brasil.
No entanto, segundo a própria emissora, algo chama a atenção: o período da quebra de sigilo pedido pela CPI é de 2018 para frente e a pandemia só começou em meados de 2020. Se o objeto da CPI é investigar as omissões do Governo Federal no combate à covid, o correto seria pedir a quebra de sigilo após março de 2020.
Em comunicado oficial, a Rádio Jovem Pan deu a entender que o objetivo da Comissão Parlamentar de Inquérito não é de investigar a ação do governo frente à pandemia e sim incriminar jornalistas e comentaristas que dão opiniões isentas e imparciais.
Foi destacado também que a CPI não apontou nenhum fato específico, somente atribuições genéricas sobre a produção de fake news.
O pedido feito por Renan Calheiros, que é aliado do Partido dos Trabalhadores, deve ser analisado nesta semana.
A Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e TV, A Abert, classificou o pedido do PT como um ato de ‘’intimidação’’ e ‘’censura’’.