Cidades

28/07/2021 13:14

Implantação do 'Ilumina Pantanal' é realizada por ministro e governador

Autoridades enfrentaram o frio pantaneiro para cerimônia oficial do projeto que vai levar energia elétrica a mais de 2 mil pessoas

28/07/2021 às 13:14 | Atualizado 28/07/2021 às 11:45 Rayani Santa Cruz
Governo de MS e ministro de Minas e Energia inaurugaram projeto de energia elétrica no Pantanal - Divulgação/ Diário Corumbaense

Enfrentando o frio pantaneiro, o ministro das Minas e Energia, Bento Albuquerque, o governador Reinaldo Azambuja e demais autoridades participaram na manhã desta quarta-feira (28) da inauguração da primeira etapa do projeto Ilumina Pantanal. O ato acontece no Porto São Pedro, no Pantanal de Corumbá.

A cerimônia contou com a presença do diretor-presidente da Energisa/MS, Marcelo Vinhaes, do prefeito de Corumbá, Marcelo Iunes, e do vice-prefeito, Dirceu Miguéis Pinto. 

O Ilumina Pantanal é um marco histórico da universalização do acesso a energia elétrica no Pantanal, abrangendo sete municípios e mais de duas mil famílias, entre pequenas, médias e grandes fazendas e comunidades ribeirinhas.

O projeto faz parte do Programa de Eletrificação Rural do Governo Federal, coordenado pelo Ministério de Minas e Energia, e conta com a participação do Governo de Mato Grosso do Sul.

Executora do projeto, a Energisa está investindo R$ 134 milhões – recursos do Programa Luz Para Todos – e atenderá a 2.167 moradias até meados de 2022. Fazendeiros e comunidades tradicionais beneficiados vivem em uma área de 90 mil km² nos municípios de Corumbá, Aquidauana, Coxim, Ladário, Porto Murtinho, Rio Verde e Miranda. Do total de residências, 77 serão beneficiadas com o modelo tradicional de transmissão de energia elétrica. As outras 2.090, receberão o modelo de geração solar.