29/07/2021 15:00
Acolhimento cresce na época de frio e Campo Grande não para com doações de cobertores
Prefeitura segue com equipes distribuindo cobertores e em dias de frio, acolhimento cresce 20%, mas há quem resista a ajuda
A meteorologia apontou para uma nova onda de frio intensa e com grandes possibilidades de ser a mais forte deste ano. Por isso, equipes da Prefeitura de Campo Grande continuam com o processo de distribuição de cobertores para os moradores de rua e intensificam a ajuda no quesito acolhimento para evitar problemas na saúde.
Essa ação é organizada pela SAS (Secretaria de Assistência Social) e realizada pela equipe da SEAS (Serviço Especializado em Abordagem Social). Dessa forma, no inverno, a distribuição passa a ser mais intensa e diária na busca ativa ou mediante a denúncia da população pelos moradores de rua.
Porém, esse pedido por ajuda cresce em torno de 20% conforme a Prefeitura de Campo Grande, que indica que os moradores aceitam os serviços na época de frio e inverno. No entanto, ainda há quem recuse essa ajuda e prefira ficar nas ruas, por estarem envolvidos em situação mais abrangente, como o tráfico de drogas.
Um exemplo de como a ação passa a ser intensificada, na última frente fria que derrubou as temperaturas em Campo Grande, entre os dias 16 e 18 de julho, foram entregues 26 cobertores durante o trabalho que é realizado com os moradores de rua.
Desde a primeira onda de frio, registrada na última semana de junho, foram realizadas mais de 600 abordagens e entregues 293 cobertores. Além disso, 263 pessoas foram encaminhadas para as unidades institucionais de acolhimento.
"Importante enfatizar que a população é uma aliada fundamental neste trabalho. Ao encontrar uma pessoa em situação de rua, a orientação é acionar o Serviço de Abordagem Social", destaca a prefeitura. "Dessa forma as equipes podem ir até o local e fazer a oferta dos serviços da rede de Assistência Social do município", acrescenta.
O telefone para contatar uma equipe da SEAS é (67) 98404-7529 ou 98471-8149.