26/07/2021 16:11
Empresário vai pagar reforma de estátua incendiada por militantes de esquerda
Um dos terroristas já foi preso com um caminhão com placas falsas
Um empresário vai bancar a reforma da estátua de Borba Gato, incendiada por militantes ligados a partidos de esquerda, no sábado (24), em São Paulo. A afirmação foi do prefeito Ricardo Nunes, do MDB.
‘’...Não é fazendo um ato de vandalismo que vai poder discutir questões, mesmo que seja alguma dívida do passado. A estátua será restaurada. Já temos um empresário que se propôs a fazer a doação do valor", revelou o prefeito.
Segundo o R7, ainda é preciso uma avaliação técnica do Departamento de Patrimônio Histórico, vinculado à Secretaria de Cultura da cidade, para descobrir o custo total da reforma. O órgão vai emitir um laudo detalhado.
"Só não vou dizer aqui quem é o empresário para não fazer propaganda da pessoa", lembrou Ricardo Nunes.
Ainda segundo o R7, a Secretaria de Cultura informou que uma equipe vistoriou e isolou o local com o auxílio da Defesa Civil para realização de perícia. A estátua também será limpa. A GCM (Guarda Civil Metropolitana) afirmou que vai aumentar o número de rondas pela praça Augusto Tortorelo de Araújo.
No sábado, ao mesmo tempo em que ocorriam protestos contra o presidente Jair Bolsonaro, um grupo terrorista organizado estacionou um veículo, tirou uma carga de pneus e incendiou a estátua.
Os vândalos fugiram, mas um deles foi descoberto e preso horas depois. Os bandidos argumentam que Borba Gato, que era um Bandeirante, escravizou negros e índios durante suas expedições em São Paulo.
O ato de vandalismo foi celebrado por dezenas de políticos de esquerda.