20/07/2021 17:53
Família luta por vaga em hospital para idosa em estado grave com pneumonia
Idosa de 81 anos vive dias de luta em uma UPA da cidade, enquanto aguarda desfecho; família diz que teria direito a vaga por meio da Justiça e prefeitura garante que está no processo de regulação para transferência
A família da dona Maria José Corrêa de Melo, de 81 anos, corre contra o tempo para transferir a idosa para um hospital e tratar melhor a sua pneumonia. Internada e em estado grave, a paciente atualmente está no UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Tiradentes, mas precisa de um atendimento mais qualificado para superar essa fase.
A filha da idosa, Ademir Aparecida de Melo, de 53 anos, lamenta pela situação envolvendo a sua mãe, mas junto de suas irmãs, não desiste de conquistar a vaga para uma unidade hospitalar para tratar da saúde da idosa.
Maria de Melo está internada há mais de uma semana na unidade de saúde e por causa desse longo período e com a saúde um pouco debilitada, a família decidiu procurar a Justiça e garantir a transferência para um hospital. Assim, com a decisão em mãos, a prefeitura teria um prazo para conseguir a vaga para a idosa.
Contudo, a família foi informada, inicialmente, que não havia vaga nos hospitais para atender a paciente. Com isso, restou ainda mais aflição da família ao ver o quadro de saúde piorar por conta da pneumonia.
Segundo Ademir, a saturação da dona Maria está muito baixa, ela está com oxigênio e se alimentando por sonda, além de tomar os antibióticos.
Durante o dia, as irmãs é quem cuidam da mãe no quarto destinado para a paciente. Mas, de acordo com o relato feito nesta terça-feira (20) para a reportagem, a idosa precisaria ser intubada. "Ela está em um quartinho bem miudinho, ela e mais dois pacientes", diz a filha bastante indignada.
O TopMídiaNews procurou a Prefeitura de Campo Grande e em nota, garantiu que a paciente está recebendo todo o suporte para o tratamento, enquanto a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) agiliza regulação da idosa.
"A paciente está sendo assistida na unidade de saúde, recebendo o atendimento adequado durante todo o período o qual permanece no local, com acompanhamento da equipe médica e multiprofissional. A Sesau está em processo de regulação da paciente para um hospital", diz a nota.
* Matéria atualizada às 18h44 para acréscimo de informações