Interior

17/07/2021 10:26

Procon realiza ação e fiscaliza bancos em Ponta Porã

A ação foi realizada em cinco bancos da cidade

17/07/2021 às 10:26 | Atualizado 17/07/2021 às 09:23 Dany Nascimento
Divulgação

Uma equipe de fiscalização da Superintendência para Orientação e Defesa  do Consumidor – Procon/MS realizou uma ação em Ponta Porã, de 5 a 9 de julho, que culminou  com a autuação  de cinco agências  bancárias (Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil,  Bradesco, Itaú/Unibanco e  Santander (Brasil).

A ação foi realizada após diversas denúncias de consumidores. Em todas as  agências foram detectadas excesso de demora para atendimento,  agravado pelo fato da senha só ser entregue após os consumidores ingressarem na agência, os impedindo de comprovar o abuso. 

Outras anormalidades também foram registradas, principalmente no Banco do Brasil onde pessoas que esperavam para realizar “prova de vida” por terem se aposentado por invalidez. Mesmo diante  de suas deficiências,  o clientes são obrigados a ficar horas em pé.

Nas agências foram flagradas, também, a inexistência de atendimento prioritário, ausência de caixas eletrônicos adaptados para cadeirantes, falta de atendentes que pudesse orientar os consumidores em fila

A equipe também flagou agencias que não exibiam  alvarás de  Licença e Funcionamento ou quando existiam estavam vencidos.  No caso do Banco do Brasil, desde  2010.

As unidades bancárias não possuíam, para  acesso dos consumidores, exemplares do Código de  Defesa do Consumidor,  não dispunham de identificação de locais específicos para  atendimento prioritário, os totens para  emissão de senhas  se  encontram desligados e comprovantes de atendimento – quando liberados –estavam impressos em papel termossensivel.