14/07/2021 13:46
TSE analisa cassação da chapa de Bolsonaro após recesso
Os documentos foram compartilhados pelo ministro Alexandre de Moraes nesta quarta
O corregedor do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Luís Felipe Salomão, recebeu as provas anexadas aos processos de cassação da chapa de Jair Bolsonaro e Hamilton Mourão, vencedora das Eleições 2018, nesta quarta-feira (14).
Os documentos foram compartilhados pelo ministro Alexandre de Moraes e devem ser analisados no retorno do recesso judiciário, a partir de agosto, quando ele pretende ouvir as partes e, na sequência, prosseguir com o julgamento.
Segundo o R7, as provas foram colhidas na investigação sobre as fake news e sobre os atos antidemocráticos. Os indícios de crime serão anexados aos processos que solicitam a cassação da chapa Bolsonaro-Mourão.
Os inquéritos começaram durante a presidência de Dias Toffoli e envolveram diretamente aliados do presidente Jair Bolsonaro.
O inquérito das fake news começou em 2019 para apurar ofensas a ministros do STF e a familiares dos magistrados.
Já o outro foi aberto no ano passado para analisar a coordenação de atos antidemocráticos, de pessoas que defendem o fechamento do Supremo e do Congresso Nacional, medidas essas que contrariam a Constituição.
Moraes chegou a arquivar essa investigação a pedido da Procuradoria-Geral da República, mas a reabriu após novos ataques à democracia, aproveitando provas já colhidas.