Campo Grande

14/07/2021 11:47

Emblemática, Rua 14 de Julho completa 110 anos e revitalização é uma charme 'a mais'

A rua se transformou praticamente em um shopping a céu aberto e desde o surgimento se consolidou como a principal via da área central

14/07/2021 às 11:47 | Atualizado 14/07/2021 às 12:04 Rayani Santa Cruz
Rua 14 de Julho faz 110 anos - Wesley Ortiz

A Rua 14 de Julho, localizada no Centro de Campo Grande é um símbolo da história da cidade e completa 110 anos hoje. O aniversário centenário também tem um motivo a mais para ser comemorado: a revitalização da via, que deu um charme 'a mais' e orgulho ao campo-grandense.

A rua se transformou praticamente em um shopping a céu aberto e desde o surgimento se consolidou como a principal via da área central.

A história da 14 de Julho

Conforme dados da Arca (Arquivo Histórico de Campo Grande), a denominação é em homenagem à queda da Bastilha, proposta pelo vereador Miguel Garcia Martins (3ª legislatura – 1909 – 1911) que significou um marco histórico para a humanidade, quando os franceses se insurgiram contra a tirania real, iniciando o movimento conhecido como Revolução Francesa, que tanto influenciou no comportamento dos povos ocidentais.

Em Campo Grande, a 14 de Julho se constituiu aos poucos como principal rua comercial e por várias décadas se configurou como via de acesso a Estação Ferroviária da Noroeste do Brasil. Inicialmente chamada de Beco – porque ali existia um trilheiro deserto, curto e sem saída. Recebeu o nome de Rua 14 de Julho no final da primeira década de 1900.

(Rua 14 de Julho. Foto: Arca)

Troca de nomes

Em 1930, mudou seu nome para Aníbal de Toledo, em homenagem ao presidente eleito do Estado de Mato Grosso. O governante, no entanto, durou apenas nove meses no poder e a rua passou a se chamar João Pessoa, em homenagem ao candidato a vice-presidência do Brasil que nesse mesmo ano fora assassinado, comovendo toda a nação.

Em 1941, a rua volta a sua denominação primitiva, que nunca tinha sido abandonada pela população. A Rua 14 de Julho recebeu seu principal calçamento no final dos anos 20, pelo processo inaugurado na Inglaterra, o macadame.

Relógio

Na confluência da Rua 14 de Julho com a Avenida Afonso Pena, foi inaugurado no dia 23 de Agosto de 1933, o famoso relógio, que se transformou no grande ponto de referência da cidade. O relógio foi demolido em 7 de Agosto de 1970 e voltou ao mesmo local após a revitalização.