11/07/2021 14:02
Frio desembarca na sexta e põe MS com 3°C no fim de semana
Põe casaco, tira casaco. Previsão aponta chuva na região sul do estado e queda brusca de temperatura com o passar dos dias
Céu aberto, muito sol e um clima extremamente seco, pode até parecer uma época de verão, mas Mato Grosso do Sul está no inverno e vive com uma massar de ar seco que impossibilita a formação de chuvas. Mas a tendência é que esse clima mude radicalmente a partir da próxima sexta-feira (16), com a chegada de uma nova frente fria.
A onda do tira casaco e põe casaco, sim, deve retornar. A previsão meteorológica aponta para a chegada da frente fria ainda na quinta-feira (15), com a possibilidade de alguns pancadas de chuva no decorrer do dia.
Mas ela passa a atuar de forma mais intensa na sexta, quando as chuvas na região sul do estado passam a ser frequentes no dia, causando a queda de temperatura de uma forma mais brusca, principalmente nas mínimas e deixando o clima ainda mais fresco em cidades como Amambai, Porto Murtinho, Mundo Novo e Bela Vista.
Contudo, no próximo final de semana, nos dias 17 e 18 de julho, a chuva se prolonga para áreas do centro-sul e aos poucos causa o descenso das temperaturas. A grande virada na chavinha é de sábado para domingo, quando as mínimas ficam baixas e chegam na faixa dos 5°C. Campo Grande, que está nessa faixa, deve ter noite com 10°C.
A frente fria, no entanto, pretende permanecer por mais alguns dias. Na próxima segunda-feira (19), a mínima vem descendo ainda mais na região sul que pode sofrer com o risco de geada e com temperaturas na casa dos 3°C e a capital sul-mato-grossense acordar e ir dormir com 6°C.
Essa onda rápida de frio deve sumir ao longo da terça-feira (20), mas é muito provável que o clima frio ainda permaneça até a quinta-feira (22) com as manhãs e noites frias, mas com as tardes deixando o tempo mais quente e causando essa mescla de temperaturas.
Por outro lado, antes que a frente fria chegue, a atual semana pretende ser de um calor muito intenso com altas temperaturas e a umidade relativa do ar ficar muito abaixo do recomendado.