CORONAVÍRUS

02/07/2021 15:45

Vacina vencida não faz mal, mas não garante imunização completa; veja o que fazer

Ao menos 25 cidades de Mato Grosso do Sul podem ter aplicado doses da vacina AstraZeneca fora do seu prazo de validade

02/07/2021 às 15:45 | Atualizado 02/07/2021 às 15:35 Vinicius Costa
Dado Ruvic/Reuters

Ao menos 25 cidades de Mato Grosso do Sul podem ter aplicado doses da vacina AstraZeneca fora do seu prazo de validade, embora a Secretaria de Estado de Saúde garante que elas foram aplicados no prazo. Toda essa aflição foi divulgada pela Folha de São Paulo nesta sexta-feira (2).

Embora causa uma enorme preocupação por conta do ciclo completo de vacinação contra a covid-19, a vacina vencida não faz mal para o corpo, contudo não garante a imunização completa para evitar a contaminação e causas mais graves causadas pelo vírus da doença.

O presidente da SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações), Juarez Cunha, explica que a vacina aplicada fora de sua validade é considerado um erro programático e a dose deve ser repetida.

"Não é esperado nenhum outro tipo de reação além das relatadas para os tipos específicos de vacina. A dica é ficar de olho na validade, não só para os imunizantes, mas com qualquer outro produto consumido, como alimentos e remédios", afirma.

Mas o que deve ser feito em relação à isso? De acordo com reportagens da UOL e Folha de São Paulo, a pessoa que recebeu a dose da AstraZeneca vencida precisa procurar um posto de saúde com sua carteira de vacinação para registro do erro vacinal e para receber novas orientações.

Segundo o Plano Nacional de Operalização da Vacinação contra a covid-19, quem tomou o imunizante vencido precisa se revacinar pelo menos 28 dias após ter recebido a dose administrada equivocadamente. Na prática, isso reflete é como a pessoa não tivesse sido vacinada.

As cidades que podem ter feito o uso equivocado da vacina são as seguintes: Sonora, Rio Verde de Mato Grosso, Sete Quedas, Santa Rita do Pardo, Nova Alvorada do Sul, Inocencia, Itaporã, Ponta Porã, Tacuru, Dourados, Campo Grande, Sidrolândia, Mundo Novo, Amambai, Bataguassu, Naviraí, Itaquirai, Jardim, Coxim, Paranaíba, Vicentina, Costa Rica, Caracol, Brasilândia e Três Lagoas.

Segundo a reportagem da folha, pelo menos 26 mil doses estariam vencidas. Com o levantamento feito, Mato Grosso do Sul teria aplicado 220 doses da vacina fora do seu prazo de validade. Na sua carteira de vacinação é possível verificar.