29/06/2021 21:18
Sikêra Jr. perde R$ 60 mil de empresa odontológica após chamar gays de malditos
Anunciantes foram ameaçados por grupos militantes para retirarem os patrocínios
O apresentador Sikêra Jr e duas emissoras de televisão que transmitem o programa dele perderam, nesta terça-feira (29), mais um anunciante: a empresa odontológica Sorridentes. Na sexta-feira (25), o comunicador criticou o uso de crianças em propaganda em ações publicitárias voltada ao público gay.
A pressão para que a empresa deixasse de patrocinar o programa veio de um grupo de militantes de esquerda, que assedia e ameaça as marcas até que elas desistam de anunciar em programas de apresentadores conservadores.
O site Notícias da TV obteve a nota da empresa odontológica.
"A Sorridents, uma empresa que nasceu com o propósito de cuidar das pessoas e dos sorrisos dos brasileiros sem nenhum tipo de distinção, vem a público esclarecer que rompeu o contrato com o Programa Alerta Amazonas/Nacional e o apresentador Sikêra Jr. por conta das últimas citações do apresentador que ferem diretamente as convicções da marca, que é feita de gente que cuida de gente e que preza a todo momento pela igualdade e diversidade em todas as situações".
Segundo o site, a Sorridentes é a quarta empresa que rompe com a RedeTV! e com a TV A Crítica depois de Sikêra Jr. ter chamado homossexuais de "raça desgraçada".
Nesta tarde, a Seara também usou as redes sociais para comunicar que deixou de anunciar no Alerta Nacional em 9 de junho, mas fez questão de frisar que pediu à sua equipe de tecnologia para suspender a veiculação de propagandas da marca no canal do YouTube do programa
Debandada
Na segunda-feira, o grupo Sleeping Giants fez ameaças às principais empresas que financiam o programa de Sikêra Jr. na RedeTV!.
Ainda segundo o Notícias da TV, a pressão foi tão grande que a hashtag #DesmonetizaSikera ficou entre os assuntos mais comentados do Twitter durante mais de oito horas. Prontamente, as empresas Tim, MRV e HapVida informaram o cancelamento de seus contratos com a RedeTV! e a TV A Crítica, interrompendo a veiculação de propagandas no Alerta Nacional. A Sorridents também havia sido acionada, mas decidiu se posicionar quase 24 horas depois, anunciando também a ruptura de seu acordo....
O Magazine Luiza, que nunca anunciou na atração de Sikêra Jr., também foi acionado por ter alguns vídeos publicitários exibidos no canal do programa no YouTube. A empresa de Luiza Helena Trajano comunicou prontamente que já havia acionado a rede social para retirar todas as suas campanhas do Alerta Nacional na web.