25/06/2021 11:15
Saúde diz que 'todo mundo ganha' com doses da Janssen que serão usadas na fronteira de MS
Os municípios que vão fazer parte do estudo de vacinação em massa são Mundo Novo, Japorã, Sete Quedas, Paranhos, Coronel Sapucaia, Aral Moreira, Ponta Porã, Antônio João, Bela Vista, Caracol, Porto Murtinho, Corumbá e Ladário
O secretário de saúde, Geraldo Resende, destacou, na manhã de hoje (25), que todo mundo vai ganhar com as doses da vacina da Janssen, que serão usadas em estudo na fronteira de Mato Grosso do Sul.
A informação foi dada pelo secretário durante transmissão no Facebook.
“Com isso ganha MS, ganha os municípios de fronteira, mas ganha os 66 municípios que estão fora do estudo”, disse.
Ele destacou que não adianta algumas pessoas tentaram jogar contra e que se isso persistir, Mato Grosso do Sul pode perder uma chance de ouro de imunizar a população contra a doença.
“Todos vão ser contemplados”, voltou a dizer. Ele também destacou que Campo Grande ficou fora, pois não estava no acordo previsto.
Entenda
Mato Grosso do Sul vai destinar 150 mil doses da vacina Janssen para imunizar em massa 13 cidades do Estado que fazem fronteira com Paraguai e Bolívia.
A confirmação foi feita nesta quinta-feira (24).
As doses já chegaram ao Estado e serão distribuídas às 13 prefeituras. O acordo com o Ministério da Saúde foi feito pelo Governo de MS, com apoio da bancada federal.
A vacinação em massa nesses municípios fará parte do estudo do Vebra Covid-19 (Vaccine Effectiveness in Brazil Against COVID-19), que irá apontar a efetividade do imunizante na população dessa região.
Um dos coordenadores do estudo será o infectologista Julio Croda, que atua na Fiocruz e também é professor da UFMS.
A ideia da vacinação em massa em uma região específica é criar um cinturão de imunização. As doses da Janssen usadas no estudo são fruto de doação do governo dos Estados Unidos.
Os municípios que vão fazer parte do estudo de vacinação em massa são Mundo Novo, Japorã, Sete Quedas, Paranhos, Coronel Sapucaia, Aral Moreira, Ponta Porã, Antônio João, Bela Vista, Caracol, Porto Murtinho, Corumbá e Ladário.